A História do Homem - Parte CI (William Henry Gates 1955-)

É o homem mais rico do mundo. Segundo a revista Forbes, sua fortuna pessoal é de cerca de 90 bilhões de dólares. Muitos analistas o consideram o empresário mais bem sucedido do século vinte. William Henry “Bill” Gates III nasceu em Seattle, Washington, em 28 de outubro de 1955. Seu pai, William Henry Gates jr. Era sócio de um dos mais importantes escritórios de advocacia da cidade.

Ele começou a criar programas de computadores aos 13 anos de idade. Durante seu primeiro ano na Universidade de Harvard, Gates e seu amigo Paul Allen tornaram-se as primeiras pessoas a adaptar uma linguagem de computação – A BASIC – para os microcomputadores, principalmente para o computador MITS Altair.

Em 1977, Gates saiu de Harvard e junto com Allen foram morar em Albuquerque, no Novo México, onde ficava a sede da MITS. Lá, fundaram a Microsoft Corporation.

Quando em 1979 a MITS fechou, Gates e Allen voltaram para a região de Seattle para desenvolver software. A revolução do computador pessoal dava seus primeiros passos e o incipiente mercado de informática começava a ser invadido por diversos modelos diferentes de hardware.

Gates então concluiu que o hardware sendo vendido só seria útil para os milhares de usuários se esses tivessem um software que lhes facilitasse o uso.

Em 1980, a Microsoft foi escolhida pela International Business Machines (IBM) para desenvolver o sistema operacional de seu novo Personal Computer (PC).

A Microsoft comprou um sistema operacional de um programador chamado Tim Paterson e o adaptou como Microsoft Disk Operation System (MS-DOS). Foi um caso exemplar de estar no lugar certo, na hora certa, com o produto certo.

Durante os dez anos seguintes, milhões de IBM PCs, cada um deles necessitando o programa MS-DOS, foram vendidos pelo mundo.

Em 1983, por motivos de saúde Allen se aposentou da Microsoft, e Gates continuou a traçar os rumos da empresa, desenvolvendo uma serie de aplicativos de negócios e de programas recreativos, assim como sistemas operacionais para o IBM e para outros computadores.

Em 1984, a Microsoft movimentava cerca de 100 milhões de dólares por ano em negócios, e essa quantia dobrou em 1986, quando as ações da companhia foram comercializadas publicamente pela primeira vez no Mercado de Ações de Nova York.

Em 1987, com 45% das ações da Microsoft, Bill Gates tornava-se o primeiro bilionário da industria de computação. Em três anos, a rede de Gates valia mais de dois bilhões, e em 1994, as receitas da Microsoft estavam próximas aos quatro bilhões de dólares.

Nos anos 90, Gates começou a se concentrar nos sistemas de interface gráfica com o usuário (GUI), como o conhecido programa Microsoft Windows, e em sistemas interativos de multimídia, como o Compact Disk –Read Only Memory (CD-ROOM), um sistema que permite aos usuários acessar e manipular grandes volumes de informações armazenadas em CDs.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne*

****************************************************

Lugar certo, hora certa, produto certo.

Quando será que isto acontecerá novamente?

Lembro do surgimento do computador. Trabalhava em uma indústria mecânica na época e utilizava máquina de escrever, papéis e mais papéis. Lembro que uma guia de exportação era preenchida em 8 paginas aprox. todas com papel carbono.

E não era permitido erro de digitação.

Hoje sento à mesa sem nada sobre ela, sem grampos, clips, grampeador, papeis só os de análise da importação, o restante é 100 % computador.

Tudo está lá dentro, em programas, arquivos e modelos. Um avanço sem dúvida.

Penso no bem que faz ao mundo ecológico um computador.

Eliminação dos papéis, rapidez nas informações, segurança (pelos derivados, cartões, transferências, assinaturas digitais, etc).

O mundo nunca mais será o mesmo, com certeza.

Estamos já caminhando à beira-mar olhando nosso paraíso e o mundo em nosso bolso.

Quanto a riqueza de Bill Gates, uma mera decorrência de um empresário visionário.

Que poderá ser você também basta olhar além de seu pequeno mundo.

Robertson
Enviado por Robertson em 07/07/2009
Código do texto: T1687632