A História do Homem - Parte XCIX (Mikhail Gorbachev 1931- )

Mikhail Sergeievitch Gorbachev, o líder soviético que pavimentou o caminho para a queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e para a dominação do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) na Rússia, nasceu em 2 de março de 1931 em Privolnoye,na Rússia.

Ele estudou Direito na Universidade Estadual de Moscou e trabalhou como operador de máquinas em Stavropol, antes de se tornar um dos mais ativos membros das atividades regionais do PCUS em 1955.

Gorbachev conseguiu a ascensão na hierarquia do PCUS, tornando-se membro do Soviete Supremo Russo em 1979.

Em março de 1985, com a morte de Konstantin Chernenko, ele assumiu o posto de Secretário Geral do PCUS, tornando-se o homem politicamente mais poderoso da URSSS. Em 1990, tornou-se Presidente Executivo da URSS, sendo o único a ter exercido tal cargo, que fora criado para separar o papel de líder do PCUS do de governante da URSS.

Quando assumiu o poder, Gorbachev herdou uma nação exaurida por setenta anos de fracasso no controle da economia, quarenta anos de Guerra Fria com o Ocidente e dez anos de uma guerra sangrenta e inútil no Afeganistão.

Gorbachev, o primeiro verdadeiro político de visão a assumir o poder na URSS durante cerca de meio século, tinha uma visão clara da reforma e progresso. Ele prometeu a glasnost (abertura) e a Perestróika (reestruturação) da União Soviética. O estado comunista, no entanto, já havia começado a ruir e somente os remendos forçados do totalitarismo mantinham suas partes unidas. Conforme Gorbachev as afrouxou, as peças começaram a cair.

As quinze Repúblicas que formavam a URSS pediram mais autonomia, e as Repúblicas Bálticas da Estônia, Letônia e Lituânia buscaram a completa independência. Boris Yeltsin (1931-2007), eleito Presidente da grande República Russa em junho de 1991, pediu mais autonomia para a sua região, que formava o coração da URSS.

Em 19 de agosto de 1991, um grupo de comunistas extremistas prendeu Gorbachev e declaravam a volta ao Estado do modelo por Leonid Brejnev (1906-1982). Para sua surpresa, Yeltsin se opôs a eles, e o golpe falhou em poucos dias. Embora Yeltsin tenha conseguido resgatar Gorbachev, ficara claro que a estrutura de governo da União Soviética havia se dissolvido completamente.

Gorbachev tentou, por muitos meses, mantê-los unidos, mas o Partido Comunista Soviético e a URSS estavam desabando sob seu próprio peso.

De fato, no primeiro dia de 1992, a União Soviética e o Partido Comunista Soviético deixaram de existir oficialmente, e Gorbachev se retirou da vida pública para a administração de sua Fundação Internacional pela Pesquisa Social, Econômica e Política.

*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne

****************************************************

Grandes países, grandes abalos econômicos.

A dependência de grande maioria da população dos órgãos governamentais, provocou muito desemprego com a mudança de rumos de comunismo para capitalismo na URSS.

Pelo fato de ficar muitos anos na Guerra Fria o mercado russo ficou restrito aos seus “parceiros” políticos e comerciais.

Sempre que o Estado abre suas empresas públicas para as transferir para o mercado privado ocorrem os abusos econômicos (corrupção, uso do dinheiro público para bancar grandes interesses particulares e falta de ética ).

Tanto lá como aqui.

De tudo o que já foi passado, esperamos que o mundo tenha uma ordem mundial para a paz e para o desenvolvimento social e econômico. Pelo menos até começarem a faltas das matérias-primas... E da alimentação, onde logicamente o Homem tentará resolver da forma mais inteligente que conhece... As guerras.

Robertson
Enviado por Robertson em 06/07/2009
Código do texto: T1685860