Importante! LEIA!

Com o aumento do conhecimento e da tecnologia, existem inúmeras formas de se transmitir informações e pensamentos, porém, é totalmente inegável que o mais importante meio de obter conhecimento e de estabelecer uma comunicação é a leitura. Através desta, o indivíduo se enriquece intelectualmente e tem a oportunidade de se posicionar criticamente sobre quaisquer assuntos na sociedade.

A leitura tem um imenso poder de transformar ou construir opiniões. Ela está presente em quase todos os meios de comunicação atuais. Além disso, é interessante notar todo texto tem um público alvo e um objetivo - seja simplesmente entreter o leitor ou até informá-lo de algo. Apesar disso, nem todos dão a devida consideração e importância à leitura, talvez por não saber selecionar o que vai ler, optando por uma matéria complexa ou de linguagem rebuscada, como algumas obras literárias por exemplo. Assim, relacionam o hábito de ler como algo monótono e cansativo. Porém, há muitos que sabem fazer bom uso deste e reconhecem seu valor no dia-a-dia.

A leitura possibilita ao ser humano fazer um quadro mental a respeito de determinado assunto e obriga-o a usar bastante sua imaginação, fazendo com que este mergulhe em sentimentos e emoções, viaje a lugares que de outra forma jamais conheceriam, e contribui para a sua formação psicológica e moral, muitas vezes estimulando-o a tomar uma posição ou uma ação diante de um determinado fato.

Entretanto, vale lembrar que ler não é apenas decifrar códigos formados por representações gráficas, mas sim, envolver-se no conteúdo do que está sendo lido; é buscar significado e sentido para o que está sendo apresentado nas páginas de um livro ou em um texto qualquer; enfim, ler é refletir e desenvolver um senso crítico em cima do assunto abordado. Isso requer atenção e dedicação máximas.

Portanto, que cada um de nós possa fazer bom uso desta ferramenta que é a leitura, sabendo extrair os pontos mais importantes do que é lido,não dando margem à preguiça tão presente no mundo globalizado, pois desta forma estaremos nos beneficiando e contribuindo para uma formação mais completa do nosso próprio ser.

Bertoldo Gabriel
Enviado por Bertoldo Gabriel em 27/06/2009
Reeditado em 28/08/2011
Código do texto: T1670981
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.