Sou pequeno, num planeta pequeno, mas um Deus enorme me ama
Quando eu era criança, minha mãe me deu um marcador de paginas, de uma famosa formiga evangélica. Ela estava no chão ao lado de uma arvore imensa, e pensava: “Como pode um Deus tão grande amar alguém pequeno como eu?” Como eu era criança interpretei pensando, como pode me amar um Deus tão grande, que tem o universo na palma de suas mãos e criou todas as coisas, uma criança, frágil, que não pode fazer muita coisa, pois é dependente dos pais, e não sabe nada da vida.
Hoje, anos depois, com 22 anos, cresci em estatura, inteligência, experiência, não sou mais aquela criança que não conhecia praticamente nada da vida, sou independente, e mesmo com pouco tempo de vida já fiz coisas legais. Já fui vice-líder de um grupo de jovens cristãos de mais ou menos 30 pessoas durante alguns anos, fiz parte de um grupo de dança, e também um de teatro. Apresentamos em praças, asilo, orfanato, igrejas. Já perdi uma família, quase morei sozinho, sou um dos responsáveis pelo meu irmão de oito anos, estou noivo de uma garota muito especial, trabalho em uma grande empresa, há mais de dois anos. E todas essas experiências me fizeram amadurecer e crescer, e sei que isso é só o começo. Mas com tudo isso, tive uma falsa ilusão de que eu já era grande, mas não sou.
Quando olho para Deus, quando converso com Ele em minhas orações, quando vejo no céu o tamanho de sua grandeza, através da obra de suas mãos, vejo o quanto sou pequeno. Você já teve oportunidade de ver fotos do espaço tiradas de um satélite? O nosso planeta é minúsculo como um grão de areia, dentro do nosso vasto universo, o planeta de Júpiter tem o tamanho aproximado de dez planetas Terra! Isso fora as varias estrelas que está há milhões de quilômetros do nosso planeta. E o sol que nos aquece é enorme, a Terra é só um pequeno pontinho preto de frente com uma obra grandiosa soltando raios de luz pela galáxia. Se nosso planeta é pequeno, e nós como seres humanos? Menores ainda.
Mas não é só isso, e diante das situações que se apresentam diante de nós. A perda de um familiar querido, de uma pessoa amada, os desafios na nossa vida profissional, as pessoas das quais nós somos responsáveis por cuidar e ajudar, como esposa, irmãos, filhos, funcionários, liderados... E os problemas que aparecem, dificuldades nos negócios, crises na família, doenças, falta de dinheiro, abandono, brigas com amigos... Meu Deus, como sou pequeno!
Diante disso entendo melhor a dúvida que a formiga do marcador de página tinha: “Como pode um Deus tão grande, amar alguém pequeno como eu?” Me sinto pequeno, às vezes até minúsculo, diante das dificuldades que se apresentam. O sonho de subir de cargo em uma empresa, e as dificuldades para isso, como resolver os problemas que surgem em um convívio familiar, como cuidar de uma criança, como fazer para lidar com a falta de dinheiro. E ao mesmo tempo penso, como pode um Deus tão grande, se importar com os meus problemas? Guerras no mundo, problemas na igreja, fome, violência, Deus tem tanta coisa para se preocupar, mas Ele escolheu se relacionar conosco como indivíduos, Ele escolheu se importar com os meus problemas, por menores e mais bobos que possam parecer. Eu amo Deus, porque Ele me amou primeiro.
Deus é tão grande, e eu tão pequeno cheio de falhas, vícios, dificuldades, dúvidas, medos, pecados. E ele me ama assim como sou. E para mim isso torna Deus maior ainda, pois ele não enxerga os pecados mais sim o pecador. Ele não enxerga a minha roupa, cabelo, voz, profissão, se está bonito ou feio, se canto afinado ou não, ele se preocupa com meu coração, e também não olha para meus pecados do passado, assim como não fica me condenando pelos pecados cometidos hoje, Ele não tem parte com o pecado, mas ama o pecador. Ele me ama!
Teve uma grande sabedoria, a pessoa que disse: “Não diga a Deus que você tem um grande problema, diga ao problema que você tem um grande Deus!” Somos como formigas dentro deste grande planeta, que está dentro de um universo ainda maior e imensurável! Diante da grandeza e da bondade de Deus somos todos pequenos e ele nos ama o que o torna ainda maior e mais digno de nossa adoração.