A carência da contaminação

A vida saudável é fruto de uma vivência acessível a meios de higiene e saneamento básico. Contudo. o que se percebe é que as camadas mais carentes da população são as que mais sofrem com doenças infecto-contagiosas.

O que explica esta proliferação entre as pessoas pobres é a falta de saneamento básico. Os indivíduos de classe inferior não gozam da mesma acessibilidade a métodos higiênicos, como rede de esgoto, água limpa e encanada, e farmeacêuticos, como remédios, vacinas e assistência hospitalar, das classes superiores. Vivem em moradias precárias, localizadas nas zonas periféricas, em contato com esgoto à mostra e consumindo água insalubre.

Este aumento constante e descontrolado de doenças ocasiona a aquisição de inúmeras enfermidades: dengue, verminoses, diarreis, tuberculose, febre amarela, além de outras. Não se descartam também casos de óbito, em consequência da ausência de atendimento médico às pessoas infectadas. Os hospitais, desta forma, tornam-se superlotados de pacientes, e aqueles não estão preparados para abrigar este enorme contigente.

Dado o exposto, é notáve que grande parte das epdemias atingi as camadas mais desfavorecidas da sociedade. A fim de minimizar o problema, hábitos de higiene e padrões aceitáveis de habitação se fazem necessários para se obterem melhres condições de vida.

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 03/06/2009
Código do texto: T1630021
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.