CRIANÇA que lê - Tema que descortina o mundo ..."

"Vista do espaço , a Terra

assemelha-se a um globo

azulado com formações

densas de nuvens" (Kalena)

Fiz questão , crianças, de escrever um tema para vocês , em especial. Claro que os jovens e adultos , não estáo dispensados . Mas é uma redação bem simples , do jeitinho que vocês , crianças, gostam.

==========:::::***ooooo***:::::==========

A Terra e azul . E toda envolvida por uma nuvem transparente de gases , denominada ATMOSFERA , que é onde se formam as chuvas e de onde vem o ar que respiramos . Por causa da atmosfera , especialmente pelo OXIGÊNIO que contém , é que vivemos e vivem conosco , em desejável harmonia , os animais e as plantas. Também é muito importante para a vida na TERRA a posição que ela ocupa no espaço, no chamado SISTEMA SOLAR , do qual é o terceiro planeta pela ordem de afastamento do SOL.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo de nossos distantes companheiros do sistema planetário . Imaginaram como seria legal

conviver com aquelas criaturinhas engraçadas das histórias em quadrinhos ? Eles são em número de 8 . Chamam-se : Mercúrio , Vênus , Marte , Júpiter , Saturno , Urano , Netuno e ....tinha o Plutão , mas ele foi substituído por um outro corpo celeste chamado ERIS . E o Plutão , ficou lá mesmo só que perdeu o título de Planeta .

Para começo de conversa, esses planetas não têm uma atmosfera como a nossa , favorável á vida . Como se não bastasse , estão a uma tal distância do Sol , para mais ou para menos em relação a nossa distância , que é até difícil de imaginar . Se o sol estiver muito próximo, ou tão longe, como realmente ele está , fez deles verdadeiros desertos . Muito quentes como é o caso do Planeta Mercúrio , ou então muito frios como por exemplo , o Plutão ... que deu o lugar a ERIS. Então a vida em qualquer um deles, é impossível. Pelo menos até agora ... A ciência não para ... nunca.

Não pense que a Terra é um corpo imóvel, parado, pendurado no espaço como uma bola de árvore de Natal. Não só se move , como está em constante movimento. E tem DOIS movimentos distintos , diferentes. Um deles chamado de ROTAÇÃO , que a Terra faz em torno de si mesma , em seu próprio EIXO , em cerca de 24 horas , como alguém que desse um giro completo sobre os calcanhares . ( faça você esse giro ... rs ) . O outro movimento é chamado de TRANSLAÇÃO e ela o realiza em torno do sol, descrevendo um círculo que se completa em 365 dias .( Esse é difícil de fazer , não ? rsrs ). Graças ao primeiro , nós temos o dia e a noite . E com o segundo , nós temos o ano.

Também não se deve pensar que a terra foi sempre assim como a conhecemos . Era parecida, sem dúvida . Tinha traços, ou semelhanças mas não era igual. Querem ver , só ? O que hoje são territórios distintos , com países , governos , idiomas e costumes diferentes , inclusive com uma geografia própria formando o que chamamos de Continente , era um bloco único de terra cercado de água por todos os lados , como uma enormeeeeeeee ilha . Foi com o tempo - com as transformações que o tempo operou na crosta terrestre _ que chegamos ao que somos agora , terras e águas como que arrumadas por mãos poderosas, por mãos de fadas e a vida a manifestar-se por toda parte , nas formas mais variadas . Dos seres ínfimos, pequeninos , rudimentares e por acabar com um trabalho misterioso, fantástico, artesanal que é o SER HUMANO - o Homem .

Tentem se lembrar que :

1- O OXIGÊNIO da atmosfera é essencial à vida .

2- O homem já foi á Lua , onde verificou que não há vida , e explora todo o espaço que cricunda a Terra.

3- Há plantas e enimais por toda a superfície da Terra e nos mares .

AS terras e as águas estão arrumadas em Continentes ( Euro-

pa , Ásia , América, África, Oceania e Antártica ). E oceanos : Atlântico , esse que a gente mais conhece e que se vê em Santos ,

Pacífico , Índico , Ártico e Antártico . A população da Terra é de 6,6 ou seja 6 bilhões e 600 milhões de pessoas , sendo que 190 milhões estão no Brasil .

Beijos crianças ... dúvidas com papai e mamãe ou a Professora . Leiam com atenção , para aprender , ok ???

*****.....oooo (Kalena, maio de 2009) oooo.....*****

kalena
Enviado por kalena em 19/05/2009
Reeditado em 19/05/2009
Código do texto: T1603550
Classificação de conteúdo: seguro