Redação para concurso dos Correios - 2009

Caro leitor,

Olá! Meu nome é Isabela ********* ****. Tenho 15 anos, estudo no 2º ano da escola ******** **********. Moro em Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Pretendo me formar e prestar vestibular logo, para já ingressar em uma faculdade. Mas fico me perguntando... E as pessoas que não tem condições de estudar em uma escola boa e com um nível de ensino adequado? Será que elas terão as mesmas chances que eu terei?

Faz muita diferença a qualidade do ensino das escolas onde essas pessoas estudaram ou estudam, pois as oportunidades de emprego são diferentes, muitas vezes as pessoas apenas desistem de tentar porque acham que não tem chances.

Porém também existem pessoas que tem ensino fundamental e médio completos, ensino superior e ainda não tem condições de trabalho decente.

Primeiro: o que é uma condição de trabalho assim? Em minha opinião, ter condições de trabalho decentes seria ter carteira assinada, receber o 13º, salário justo, bom tratamento, bom ambiente de trabalho, camaradagem entre os colegas, incentivo e valorização no trabalho, licença maternidade, férias... Enfim, todas as condições adequadas e necessárias que estimulam as pessoas a se sentirem satisfeitas no seu ambiente de trabalho.

E segundo: por que elas vivem dessa forma? Não é por falta de esforço, mas porque a economia desse país não é lá essas coisas e porque faltam empregos decentes em número suficiente aqui no Brasil. Cada pessoa neste país tem seu papel e seus limites, e devemos respeitá-los para viver em harmonia.

Existem também as pessoas que estudaram até o ensino médio em uma escola privada e acabaram em uma faculdade pública, pois passaram no vestibular, enquanto existem pessoas estudaram a vida inteira em escolas públicas e agora ralam para fazer uma faculdade paga, visto que o nível de ensino que tiveram foi muito baixo e isso apareceu na hora da prova para a faculdade pública.

Existem três grandes erros na vida profissional de uma pessoa. O primeiro é trabalhar demais e não ter tempo para se divertir ou não trabalhar e não ter condições financeiras para se divertir. O segundo é após fracassar nunca tentar novamente, e o terceiro é não aceitar ajuda. Esses erros nos mostram que toda decisão tem um lado positivo e um negativo. Mas de uma coisa tenho certeza: se todos trabalhassem na medida certa, sabendo conciliar trabalho e lazer, teríamos um mundo melhor. Um exemplo: se o pai de meu colega trabalhasse menos, ele ajudaria mais seu filho ao invés de pagar um professor particular a ele. Assim economizaria dinheiro e melhoraria o convívio pai-filho, assim como as notas de meu amigo.

Acho que, se todos fizessem a sua parte, muitos trabalhadores poderiam conviver com suas famílias, ter momentos de lazer e trabalhar. E se o governo melhorasse o nível do ensino público, muitas pessoas seriam beneficiadas. E assim cada um poderia ocupar seu devido lugar no mundo, sendo como um estudante, como um artista ou como um empresário. Agora me diga, caro leitor. Você concorda comigo?

Abraços,

Isabela.

Bells K
Enviado por Bells K em 19/05/2009
Código do texto: T1603548
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.