Neonazismo
Alguns anos após a Primeira Guerra Mundial nasce o nazismo, que possuía características como um racismo absurdo, totalitarismo e antiliberalismo. E apesar dele ter sido dissolvido após a vitória da União Soviética sobre a Alemanha, e também a morte de Hitler, seu líder, é possível observar em alguns países um neonazismo.
Pode-se afirmar que uma de suas semelhanças é o racismo, já que seguidores desta doutrina discriminam certos grupos, como homossexuais e negros. Porém, as pessoas neonazistas não costumam se achar preconceituosas, e chegam a promover reuniões com idéias contrárias à ideologia nazista, tentando concretizar, com argumentos elaborados, seus ideais para serem seguidos.
Com base neste novo “movimento” foi criado o filme “A outra história americana”, que mostra a mudança no comportamento de um líder neonazista depois de cumprir três anos de prisão por matar dois negros. Ao entrar na prisão se junta a um grupo de neonazistas, e com o tempo percebe que nem sempre concordava com as atitudes tomadas pelo chefe do grupo, notando, aos poucos, os erros da ideologia que seguia.
Ironicamente, torna-se amigo de um negro, devido ao fato de ambos trabalharem na lavanderia. E, mesmo depois de conquistar inimigos, brancos, sobrevive por conta da amizade estabelecida com ele. Sai da prisão com novas formas de pensar, tentando esquecer o antigo estilo de vida –esforçando-se para que o irmão mais novo não cometa o mesmo erro cometido por ele.
Não cabe dizer se qualquer um dos pensamentos está certo ou errado, e sim observar que qualquer que seja o caminho escolhido, ele é mudável, de acordo com a experiência de vida obtida com o tempo e o que faz a pessoa se sentir bem, não que a pessoa deva matar ou prejudicar alguém, mas sim respeitar independente da ideologia que segue.