Cola
Nas escolas e universidades colar parece fazer parte do cotidiano dos alunos. Isso se deve ao fato de que, desde cedo, é posto na cabeça de cada um a importância de um ponto numa média, deixando de lado a importância de um aprendizado. Portanto aprender torna-se uma segunda (às vezes nem isso) opção, primeiramente sempre vem a nota necessária para não repetir.
Mas a culpa não é inteiramente da escola e dos métodos que esta adota, os estudantes também são culpados por nem sempre estarem interessados em aprender. Para isso, observa-se alguns casos (raros) em que professores não descontam pontos de questões, mesmo não estando completamente certas, evitando assim o desespero de um aluno que esteja precisando de nota. Com isso, os interessados observam e corrigem os erros, já os desinteressados recebem os pontos e só.
O interessante é mostrar para o estudante que o mais importante é aprender, porque quem aprende não fica com uma pontuação ruim. Aos que possuem dificuldades é necessário que haja uma ampla rede de professores interessados em ajudar, esclarecendo qualquer dúvida, seja esta ridícula ou não. Muitos tentam entender, porém possuem dificuldades e não sabem com quem tirar, normalmente por vergonha.
Cabe à escola / universidade dar todo apoio a qualquer tipo de pessoa interessada, direcionando profissionais capacitados para atendê-la. Formarão, assim, pessoas mais capazes e confiantes, que estarão dando o melhor de si para aprender uma matéria. E ao ver o lucro obtido, a mesma aplicará a vontade de se aprimorar à sua realidade cotidiana, possibilitando notas melhores, e mais, formando profissionais bem aplicados.