2º Fest-tur do Cupuaçú ocorrido na Fabel em 13/05/2009

No decorrer do semestre, várias aulas foram utilizadas para que se concretizasse o projeto do evento do Segundo Festival do Cupuaçu, no dia 01/04/2009, no decorrer da aula da professora Luciana vários nomes foram citados para o referido festival, dentre eles, Festival do Açaí, Festival das Frutas do Pará, Festival Cultural do Pará, através de votação realizada em classe, ficou decidido que o nome do evento promovido pela 3TUN1 seria o Festival do Cupuaçu em sua segunda edição, uma vez que outra turma de turismo já havia promovido a primeira edição do evento.

A partir de então foram criadas as comissões de áudio visual, transporte, cultural, infraestrutura e cerimonial, foi definido a data e o horário, o tipo de evento e os objetivos do mesmo. Como objetivo principal o evento espera angariar recursos financeiros para a formatura, além de somar pontos para o 2ºNPC, valorizar a cultura paraense, divulgando o cupuaçu através da comercialização. A meta do evento era reunir 300 pessoas.

Em muitas reuniões realizadas em nome da organização do evento ficou decidido em conjunto pela turma, juntamente, com a professora Luciana que haveria um só caixa funcionando, visando a atender todas as barracas da parte gastronômica, sendo Edemir e Renata responsáveis por esse setor.

Cada acadêmico deveria trazer dois pratos, sendo um salgado e outro doce, preferencialmente, de cupuaçu, no mínimo, a fim de serem vendidas no evento objetivando o lucro para a caixinha de formatura.

O publico alvo que o evento pretende atingir são os alunos da Fabel, estudantes de faculdades diversas e o público em geral.

A equipe de infraestrutura fica responsável pela organização de mesas e cadeiras, som, data show, banner e decoração, este último item depois em novas reuniões ficou decidido que seria feito com a participação de toda a turma.

As cores do evento serão laranja e preto, uma vez que ficou decidido que as camisas seriam laranja com detalhes pretos, esta cor serve também para as toalhas das mesas que são de TNT laranja, cada equipe fica responsável pela aquisição de suas toalhas, gelo e descartáveis.

Ficou decidido com relação à programação que a pré-abertura do evento aconteceria às 17h, porém a abertura oficial aconteceria às 18h, além da venda de comidas o evento deverá contar com apresentações folclóricas, dança de salão, dança do ventre, humorista Serginho do clube de piada e dança afro entre outras.

A equipe de gastronomia passou em classe uma listagem a fim de agendar cada prato que cada acadêmico daria para o evento, esta equipe também optou pelos tickets para haver o controle do caixa, estes foram distribuídos de maneira a facilitar o trabalho onde “comidas” serviriam para todos os tipos bem como “sobremesas” e “sucos,” esta equipe também decidiu pelo preço das variedades vendidas no evento, sempre prevalecendo um valor bem menor que o vendido no mercado.

Com relação à captação de recursos financeiros, até o momento pré-evento, houve uma estimativa de arrecadação de 390,00 reais, disponibilizados através de doações e aluguéis do espaço para divulgação de produtos artesanais, sendo que a professora Luciana ao expor sua empresa no evento da turma entrou com a quantia de 80, 00 reais.

No decorrer das aulas da professora Luciana a equipe de gastronomia organizou várias listas de comidas a fim de atualizar o que cada acadêmico daria em termos de pratos para o referido festival, a decisão foi que cada um entrasse com dois pratos, sendo um doce e um salgado. Após muitas discussões todos entraram em acordo.

A acadêmica Martha foi incansável, se responsabilizando pela confecção de quatro pratos doces, dois pratos salgados e cinco litros de suco, sendo que o valor financeiro desses gastos foi dividido com a Raquel e o Eder, Martha também colaborou com os descartáveis, colaborou com o lanche das equipes que se apresentaram. Martha teve a feliz idéia de agradecer os convidados com um pequeno brinde, ao qual foi confeccionado sob sua responsabilidade, ficando a acadêmica Patrícia de produzir os cartõezinhos que foram anexados aos mesmos.

Muito a contra gosto da equipe de gastronomia, ao começar a arrumar a mesa e expor as comidas, os alunos da instituição que estavam saindo, do turno da tarde, começaram a querer comprar e os acadêmicos que estavam catalogados para trabalharem no caixa do evento ainda não estavam no local, assim uma acadêmica decidiu começar a venda, a equipe da gastronomia pensou que a referida pessoa fosse se responsabilizar pelo caixa, o que não aconteceu então muitas acadêmicas passaram pelo caixa, mas não ficaram, e aí a Martha assumiu até os verdadeiros donos da função chegarem, ao lado de Martha estava a acadêmica Patrícia servindo as comidas e assessorando o caixa, haja vista sua experiência no ramo.

Outra aluna empenhadíssima no evento foi a Patrícia que contribuiu com dois pratos doces e dois salgados, estes últimos equivalem a quatro por terem sido grandes, contribuiu com descartáveis, sacos de lixo de 200 litros, cartões do brinde, arranjo da mesa, impressão com os preços das gulousemas, estas contribuições foram no âmbito financeiro, com relação a trabalho a referida acadêmica serviu as comidas, arrecadou lixo, pregou o cartão dos brindes, colocou o preço das comidas na parede, ajudou a Martha a arrumar as mesas desde a colocação da toalha, auxiliou no caixa, sem manusear dinheiro apenas com intelecto e manuseio de fichas. Patrícia e Martha chegaram ao evento às 16h30min.

Na semana que antecedia o evento Patrícia tomou a iniciativa de digitar, imprimir e xerocar 200 folhetos, afim de que cada acadêmico se responsabilizasse de passar pelos menos cinco divulgando o evento, o custo destes foi de 15,00 reais, os quais foram arrecadados 0,50 centavos de cada aluno da turma, para que totalizasse pelo menos 10,00, afim de serem entregues para a acadêmica que tomou essa iniciativa.

A acadêmica Raquel contribuiu financeiramente com a Martha nos pratos apresentados, esta chegou ao evento às 14h30min para ajudar na decoração e fez de tudo um pouco, serviu mesas, abriu descartável, ajudou a Patrícia com os brindes e outras pequenas atividades no decorrer do evento, esta foi receptiva com os convidados.

A Bena contribuiu com cinqüenta unidades de um delicioso creme de bacuri e um prato salgado de Chamusquem muito apetitoso, esta chegou ao evento por volta de 17h30mim, ajudou a servir as mesas, abriu descartáveis, arrecadou pequenos lixos ao redor da mesa da equipe de gastronomia, esta contribuiu de forma positiva com anotações do período pré-evento, afim de que este trabalho fosse construído.

A Lucileide contribuiu com seus devidos pratos e ao lado de Patrícia, desde as 17h foi incansável servindo aos convidados, lavando colheres grandes que eram utilizadas para servir, procurando descartáveis na confusão das sacolas, sempre ao lado de Patrícia tentando arrumar o local ao redor para que não parecesse desorganizado, esta dupla muito contribuiu para a limpeza do espaço ao redor da mesa.

A Irismar mandou um bolo grande cortado em pedaços, muito gostoso, este chegou por volta das 17h, sendo que a acadêmica não pôde estar cedo no evento por motivo de seu trabalho, o que foi conversado com as outras colegas de equipe, e tudo entendido perfeitamente bem. Mais tarde a acadêmica esteve no local socializando com sua equipe. A acadêmica esteve bem doente e ainda se encontra em estado de observação.

A equipe de gastronomia se sente satisfeita com o resultado do evento, haja vista que vendeu noventa e um tickets de comida, pode-se falar com certeza, que foi a equipe que mais vendeu, sem desmerecer as demais equipes, afirmamos tal fato, porque no final do evento esteve uma acadêmica da referida comissão na contagem dos tickets, juntamente, com os dois acadêmicos responsáveis pelo caixa, onde se observou um maior número de tickets vendidos na mesa da referida comissão, acredita-se que o mérito não é resultado de individualismos, mas de uma ação conjunta baseada na união e interatividade dos membros, ainda que uns mais e outros menos.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 16/05/2009
Código do texto: T1596908
Classificação de conteúdo: seguro