A História do Homem - Parte LVI (Frederico II, o Grande 1712-1786)
Filho do Rei Prussiano Frederico Guilherme i (1688-1740) e neto de Frederico I (1657-1713), Frederico II é considerado um dos maiores monarcas da história alemã. Ele nasceu em Berlim e cresceu determinado a ter uma projeção que superasse a de seus antepassados.
Frederico sucedeu a seu pai no trono em 31 de maio de 1740. Em outubro deste ano, o Rei Carlos VI da Áustria morreu, sendo sucedido por sua filha, Maria Teresa (1717-1780). Frederico aproveitou a oportunidade para requerer para si a Silésia e, num confronto armado com a Áustria, apoderou-se dela. Enquanto Maria Teresa estava ocupada com a Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748), Frederico invadiu a Boêmia e a Saxônia, trazendo-as para a esfera de influência prussiana.
Em 1756, ao sabe que a Áustria havia formado uma aliança secreta com a França e a Rússia, ele se aliou ao Rei Jorge II (1683-1760), da Grã-Bretanha. Juntos, eles derrotaram a Áustria, no que ficou conhecido com a Guerra dos Sete Anos (1756-1763). O Tratado de Hurbertsburg, assinado em 15 de fevereiro de 1763, permitiu que a Prússia mantivesse os territórios conquistados. Em 1772, juntamente com Catarina, a Grande (1729-1796) da Rússia, ele arquitetou a Primeira Partilha da Polônia, o que lhe permitiu obter a Prússia Ocidental e impedir que a Áustria ficasse com a Bavária.
Durante o restante de seu reino, Frederico, preocupou-se com a reorganização do governo prussiano. Considerado pelos historiadores como um “déspota esclarecido”, ele revisou e modernizou o sistema judiciário e lançou uma nova codificação da lei Prussiana, o CODEX FREDERICANUS.
Sua reorganização das fileiras do exército prussiano criaram um casta de oficiais extremamente disciplinados, cujo legado sobreviveu até o século vinte.
Ele também pôs em prática vários projetos de obras públicas, como canais, estradas e pontes. Grande admirador de George Washington, em 1785 ele se tornou um dos primeiros monarcas europeus a fechar um acordo comercial com os Estados Unidos.
*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo* Editorial Prestígio – Bill Yenne
****************************************************
A disciplina acrescenta muita agilidade à nossa vida.
Somos um pouco avessos à ela mas o pouco que a aceitamos já nos basta.
A mente de um Rei, de um Monarca, de um Presidente tem grande valor para uma nação. Se as idéias forem bem colocadas, pensadas e com objetivos de valorizar o povo,
Com certeza serão recompensadas.
Na política onde diversos partidos fazem a democracia, acredito ser importante o diálogo, não os conchavos.
Os acordos comercias envolvendo diversas nações são importante.
É a forma de sobrevivência onde a troca deve representar o bem estar de diversos povos.
Saber fazer estratégias não pertence somente aos tempos de guerra. Pertence aos tempos de paz também.