ZUMBI - O Heroi dos Palmares.

"Parte ,pois , solta livre aos

quatro ventos . A alma cheia

das crenças do poeta !

Ergue-te ó luz! estrela

para o povo , Para os

TIRANOS , fúgubre

cometa ". (Castro Alves - 1847 a 1871)

Depois desses belos , mais do que belos, versos de Castro Alves , na sua fase da POESIA SOCIAL , vamos ao incansável

ZUMBI , o defensor ferrenho da sua raça.

No tempo da escravidão , os donos das fazendas não queriam perder seus escravos que fugiam e iam viver nos quilombos . Então eles começaram a atacar os quilombos . Além disso chamavam a polícia para ir lá e trazer os escrevos de volta .

No Estado de Alagoas existiu um quilombo que foi o mais famoso de todos. Chamava-se Quilombo dos Palmares, porque havia

muitas palmeiras na região.

O quilombo dos Palmares crescia sem parar com os pretos fugidos das fazendas e das cidades . O quilombo era um verdadeiro reino, com uma capital e muitas aldeias em volta . Os pretos tinham suas lavouras de milho , feijão, mandioca, cana e criavam muitos animais . Cada vila tinha um chefe que era escolhido entre os homens mais sábios e corajosos . As aldeias organizavam seus guerreiros para se defenderem dos ataques dos fazendeiros .

Numa noite , em que ia haver um ataque dos fazendeiros contra o quilombo , nasceu um menino . As pessoas da aldeia rezavam para que ele crescesse corajoso e forte . Para que isso acontecesse, mesmo, deram a ele o nome de ZUMBI , que era o nome do Deus da guerra . O menino Zumbi cresceu livre em Palmares e logo já conhecia todo o quilombo . Ele ouvia , sempre, os mais velhos contarem história horríveis dos navios negreiros ( se ainda não leu, leia o capítulo V do poema NAVIO NEGREIRO onde Castro Alves descreves o sofrimento dos escravos . Vide textos anteriores ) , que traziam os escravos da África . Ele , inteligente, ficou sabendo tudo o que acontecia , nas fazendas e nas cidades ,com os pretos que ainda eram escravos .

Quando Zumbi cresceu , ele se tornou muito valente e corajoso, e , por isso foi escolhido para ser chefe de sua aldeia. Quando os donos da fazendas atacavam , Zumbi e seus guerreiros

lutavam para defender a sua liberdade . Queria viver livre e queria livrar todos os outros pretos que ainda eram escravos .

Os fazendeiros tinham verdadeiras tropas para atacar os quilombos e muita gente morria nas lutas. Por causa de sua valentia e determinação, Zumbi ficou sendo o chefe , não só de sua aldeia , como de todo o quilombo dos Palmares Essa guerra entre os fazendeiros e o quilombo dos Palmares , durou mais de 20 anos . Depois disso os brancos cercaram o quilombo e atacaram seus habitantes com canhões . Zumbi e seus guerreiros lutaram até o fim, mas não conseguiram se defender dessas armas. Era uma luta muito desigual . Morreu muita gente . Zumbi levou dois tiros no peito , mas, mesmo assim conseguiu escapar com vida .

Os escravos das fazendas ficaram , terrivelmente tristes ao saberem que o quilombo dos Palmares havia acabado . Pediam , fervorosamente, aos seus deuses que conservassem a saúde de Zumbi , para que ele pudesse continuar corajosamente lutando contra a escravidão do seu povo. Depois de 1 ano , Zumbi foi encontrado e foi morto. Cortaram a cabeça dele e levaram para uma praça da cidade do Recife , Pernambuco , nordeste brasileiro . Isso foi feito para servir de exemplo para outros pretos não fazerem como Zumbi.

Os escrevos nunca mais se esqueceram de seu chefe Zumbi

que lutou tanto por eles e pela liberdade .

Comento : Não sei porque , hoje em dia ,ficam tão chocados com determinadas coisas , que não chegam nem aos pés do que fizeram para os ecravos e para Zumbi . Mataram Cortaram a cabeça , como EXEMPLO ???????????? . Repito Nelson Rodrigues : " É impos -

sível explicar o inexplicável" . Fico indignada, mesmo lendo isso, todos os anos da minha vida . Meu Deus !!!

.......... Bom para homenagear aos que tanto sofreram , com tanta simplicidade . Muitas coisas devemos aos negros escravos . Por exemplo ??? ..................................................................

FAROFA DE BANANA : os 3 xícaras de fubá de milho ; sal ; cebola; azeite ; 4 bananas maduras .

__ Corte as bananas em rodelas e frite em azeite . Torre 3 xícara de fubá . Leve ao fogo 1 colher de azeite , sal e cebola picada . Junte o fubá mexendo bem. Por fim junte as rodelas de banana e misture tudo muito bem . ( Eu coloco bastante cheiro verde , porque eu adoro ) .

Sirva com carne ou peixe. Ela combina com tudo .

( BEIJAÇOS , by Kalena , maio de 2009 )

kalena
Enviado por kalena em 12/05/2009
Reeditado em 13/05/2009
Código do texto: T1590272
Classificação de conteúdo: seguro