A internet nossa de cada dia

A internet inaugura a aldeia global na maior aventura tecnológica da história da humanidade.Ligando milhões de computadores no mundo, essa enorme rede de comunicação serve para tudo, principalmente para pesquisas, lazer e, não raro, roubos e abusos sexuais.

Verdadeira enciclopédia virtual, acessada em fração de segundos, a internet é um refúgio fácil para ops estudantes "modernos". Livros empoeirados nas prateleiras de bibliotecas públicas e privadas há séculos não é novidade, ese depender desta não tão nova mania mundial, acabadão tornando-se artefatos arqueológicos, o que não falta muito.

A "net", no falar dos jovens, proporciona momentos de descontração, e possibilita ao internauta conhecer e se relacionar com outros visitantes, formando uma cadeia gigantesca de acessantes, compartilhando informações e "os últimos babados do dia". Para relacionar-se com qualquer pessoa do outro lado da tela, basta visitar as comunidades de relacionamento (orkut e salas de bate-papo), frequentar e-mail (msn), além dos inúmeros sites disponíveis 24 horas por dia.

Por outro lado, tem-se a face oculta e "perversa" da internet. Usuários se valem deste instrumento de alcance planetário para agirem de forma criminosa no âmbito social. Prova desta conduta irregular é a ação de esterionatários e "hackers". Eles ludibriam navegantes ingênuos com anúncios atrativos e ofertas, aparentemente irrecusáveis, para obterem informações confidenciais (através de vírus implantados em seus computadores) e, com isso, subtraírem seus bens, sem falar nas falcatruas cometidas nos nomes das pessoas enganadas.

De fato, a tecnologia de ponta, aliada à versatilidade da informação, auxilia as pessoa e resolverem problemas e aproxima o jovem à realidade do mercado de trabalho do terceiro milênio. No entanto, não se pode mascarar a sua utilização para fins desonestos e ilegais. "A ferramente obedece ao seu manipulador".

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 07/05/2009
Reeditado em 07/05/2009
Código do texto: T1581695
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.