A História do Homem - Parte XLVI (João Calvino 1509-1564)
Assim como Lutero, Calvino também teve grande importância na chamada Reforma Protestante.
Ele nasceu em Noyon, na França, e estudou latim em Paris e Direitos em Orleans, onde começou a se interessar por teologia e o estudo da Bíblia. Em Burgos, além de outras cidades francesas, ele começou a disseminar suas doutrinas reformistas.
Em 1535, uniu-se a Nicolas Cop. Reitor da Universidade de Paris, quando este anunciou seu apoio a Martinho Lutero. Acusados de heresia, ambos oram obrigado a abandonar Paris. Acusados de heresia, ambos foram obrigados a abandonar Paris. Em 1536, Calvino publicou a primeira edição do seu A INSTITUIÇAO DA RELIGIÃO CRISTÃ um conciso e provocativo estudo que o colocou na vanguarda do protestantismo europeu.
Nesse mesmo ano, visitou Genebra e foi convidado a participar do movimento reformista da cidade. Calvino permaneceu em Genebra até 1538. Mas, depois, devido aos seus pontos de vista radicais, principalmente quanto à moral e à religião, também teve de abandonar a cidade e fixou-se em Estrasburgo, onde participou ativamente da vida religiosa até 1541.
Calvino publicou o primeiro de seus numerosos volumes, comentários sobre os livros da Bíblia. Nesse mesmo ano, no entanto, ele foi convencido a voltar para Genebra, onde não foi só chefe religioso como também governante e líder político. Desde então, Genebra tornou-se o principal centro protestante da Europa. Calvino, impôs hábitos austeros aos cidadãos.
O jogo, a dança e o canta, que não fosse ligara à Igreja, por exemplo, eram proibidos. E pessoas suspeitas de bruxarias, assim como quem discordava de Calvino, foram queimadas vivas em fogueiras. Calvino, que representou a face mais conservadora e puritana do protestantismo, morreu em Genebra em 27 de maio de 1564.
*Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo*
* Editorial Prestígio – Bill Yenne
****************************************************
As bruxarias foram praticamente queimadas no tempo.
Ou mudaram de nome e de aparência, de conteúdo provavelmente não.
Um povo que tenha liberdade e não a confunda com libertinagem tem grandes chances de progredir.
Percebemos que as idéias podem mudar muitas realidades, para o bem e para o mal.
Como as idéias passaram a ser conhecidas pelo povo. O fato de divulgarem suas idéias através de escritos permitiu que mais pessoas aderissem a suas intenções e fins.
Se, naquele tempo já se propagavam, imaginem hoje, com a informação globalizada.
Abriram-se de janelas, as portas da comunicação para o Homem expor seus pensamentos ao Mundo todo.