ESCRITA E AUTOCONHECIMENTO...
Escrever é uma arte que faz parte da arte de viver; Sendo(também), “um exercício de autoconhecimento” – como diz a escritora anabailune, em seu perfil, no www.recantodasletras.com.br .
Quando alguém escreve está representando por meio da palavra escrita, sua opinião que, dependendo de ponto de vista pessoal, pode corresponder ou não a realidade comum a todos.
Nas entrelinhas será possível descobrir idéias que num primeiro momento podem (até mesmo) não aparecerem no texto... Tornando o escritor em alguém que desenvolve a arte de transpor o que se encontra no mundo das idéias para o mundo da realidade - do abstrato para o concreto.
A escrita representa muito mais que a simples necessidade de ocupar o tempo com alguma atividade relevante pra seu autor;
Antes, escrever deve ser algo relevante (também) pra o mundo em derredor.
Aumentando a responsabilidade do autor com as idéias transpostas da mente pra o texto;
Porque é possível (o autor) influenciar ou ser influenciado ao retratar idéias que desenvolve sobre determinado assunto.
Escrever ou fazer a leitura de um texto de outra pessoa, dirige a mente por caminhos que podem ampliar a cosmovisão que se tem sobre determinado assunto, pessoa, lugar, circunstância...
Conseqüentemente, uma das fragilidades da sociedade pós–moderna é o fato de ter transformado a existência de algo simples em excesso de pragmatismo: “Doutrina segundo a qual as idéias são instrumentos de ação que só valem se produzem efeitos práticos” (Aurélio).
Escrever com o objetivo do autoconhecimento, procurando conviver melhor consigo mesmo e com o próximo e, sentar para uma conversa onde se possa recordar o passado, contar as novidades, etc. – é algo extremamente necessário em nosso cotidiano.