Consumismo Contemporâneo

O consumismo atual nos grandes centros vem sendo impulsionado pela influência da propaganda sobre as pessoas, fazendo com que elas comprem compulsivamente, produtos ou serviços muitas vezes desnecessários. Isto teve início com a Revolução Industrial, onde operários junto com máquinas puderam produzir mais e em grande escala. Com o acúmulo de produtos, a Indústria teve de criar meios para vendê-los, então criou-se o marketing, abusando da linguagem apelativa ou conativa.

A Indústria juntamente com o marketing usa de todos os "macetes" para expor seus produtos e/ou serviços, seja por outdoors, folder, websites e o meio mais comum e acessível até a pessoa mais humilde, a TV. É por meio dessas propagandas que a Indústria vem dizer que o seu produto é melhor que outro, e que possuí-lo é indispensável para ser um cidadão. Nesta guerra de vendas, há anúncios em que uma determinada marca não cita apenas o seu produto, mas cita também um de uma outra como inferior ou prejudicial, para denigrir sua imagem para com o público. É o chamado marketing agressivo.

Mas quando nos encontramos sufocados nesse consumismo exagerado, que após refletir julgamos supérfluo, nos questionamos será isso tudo necessário? Não é fácil abandonar um consumo que nos remete ao luxo e ao conforto. Apesar do acúmulo de dividas, queremos sempre estar no topo da pirâmide social.

Se o objetivo é fugir dessa mania mundial, é necessário rever os hábitos e não se deixar levar pelos anúncios chamativos, não acreditando em tudo o que é dito, pois estes o induzem a comprar sempre mais, mesmo algo desnecessário. Não deixar a curiosidade consumir em nosso lugar e nem o cartão de crédito, pois este quando usado, nos dá a sensação de que não se gastou, diferentemente de quando se está com dinheiro, a sensação é totalmente o inverso.

Para algumas pessoas, consumir inconscientemente é uma fase em que se passa por vários fatores, principalmente por depressão, um estágio em que se compra somente por prazer. E há alguns que são consumistas a vida toda, praticam o consumismo de "troca": se enjoam de um produto, o trocam, passado um tempo, o trocam novamente por um mais novo e moderno, ou seja, nunca estão satisfeitos com o que possuem. É o que acontece hoje com o celular ou qualquer bugiganga eletrônica.

Em termos mundiais, em sociedades do ocidente capitalistas, o consumismo não é uma fase, sempre existiu e continuará existindo, pois é próprio e natural do seu humano querer ter mais e mais, isto é fruto do próprio capitalismo.

Não querendo ser chato, mas sendo, as pessoas devem sim começar a consumir menos, mas de maneira adequada e consciente, sem exageros, procurando levar uma vida mais saudável, se quiserem que seus filhos e as próximas gerações tenham uma vida decente neste planeta. O problema agora é ambiental, e ele já começou a mostrar as caras.

Leandro Mello
Enviado por Leandro Mello em 24/03/2009
Código do texto: T1502705
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.