A História do Homem - Parte VI (LAO TZU 604-531 a.C)

Nascido em Keuh-jin, na China, Lao Tzu “velho mestre” trabalhou durante um certo tempo como historiador e responsável pelos arquivos oficiais dos imperadores da dinastia Chou. Acredita-se que nessa época ele tenha escrito o TAO TE CHING (LIVRO DA RAZÃO SUPREMA), uma das mais antigas e influentes obras filosóficas originária do Oriente. Ela forma a base do TAOÍSMO, uma das maiores religiões do mundo.

Em seu livro, Lao Tzu descreve sua crença de que a ordem do mundo se baseia no Tao (que pode ser traduzido como Caminho ou Estrada) que uma pessoa segue na vida. O TAOÍSMO baseia-se no princípio de que a pessoa não deve ir contra o Tao, mas se submeter a ele e aceitá-lo. Deve-se buscar a simplicidade, a naturalidade e o equilíbrio. Este equilíbrio se resume no yin e no yang, que literalmente significam o lado negro e o lado ensolarado de uma mesma colina, mas que simbolizam o equilíbrio de elementos opostos, como luz e sombra, macho e fêmea, fraco e forte, céu e terra, preto e branco ou bom e mau.

//Texto retirado do Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo// // Editorial Prestígio – Bill Yenne //

************

Imaginei um mundo onde cada qual tem o seu Caminho

Aqui chegamos, observamos, aprendemos e é no tamanho de nossa sabedoria que vamos adiante ou permanecemos parados (quando não entendemos o que nos aconteceu) à espera de novos ensinamentos. Ninguém irá adiante sem ter aprendido o que deve ser aprendido.

Tentar entender um mundo muitas vezes conflituoso e indiferente aos nossos olhos É uma tarefa estafante, pois dura uma vida toda.

Tentamos formular conceitos, normas, estabelecer horários, prazos, escolher amizades, valores e definições adiantadas sobre muitas coisas. Mas e se tudo se desfaz? Conceitos são derrubados, normas descumpridas, horários e prazos desrespeitados, amizades viram traições, amores abandonados, valores desvirtuados. O que sobra? Um homem vazio buscando algo para encher sua alma e seu coração. Então está em nós mesmos a cura, a salvação depende de apenas uma coisa que não podemos perder: a dignidade.

É ela que nos eleva no íntimo a crença na sobrevivência espiritual e moral.

Dos Caminhos já trilhados lembro os de meus avós a quem tanto eu amei. Deixaram suas pegadas não lá no passado para onde olho às vezes saudoso. Eles deixaram suas pegadas no meu futuro para onde olho com amor.

Qualquer Caminho que escolhamos esconde o bem e o mal.

Qualquer Caminho que cruzamos esconde o bem e o mal.

Podemos esconder o mal de nós mesmos, mas ele está aqui dentro guardado.

Se Tu viveres somente sob os raios do sol não aprenderá o que a Vida lhe Quer mostrar. Que o mal existe para te revelar o bem que está em teu coração.

Maior sabedoria existe no Homem que aceita o seu Caminho, mas escolhe a sua direção.

Robertson
Enviado por Robertson em 28/02/2009
Código do texto: T1462755