Mudar ou não mudar?

Parei um pouquinho para comparar a minha vida com a do meu cachorro ou com a do gado de uma fazenda qualquer. Acho que o meu cachorro sai ganhando e com muita sorte eu até me igualo a do gado da fazenda. O meu cachorrinho de estimação acorda, come, recebe carinho e acha o máximo cada passeada que dá na rua. Ou seja , todo santo dia tem o momento de felicidade extrema dele, além disso, pode trepar o quanto quiser que raramente ficará com os filhotes e mesmo que fique não é ele que vai ter que sustentar ou ir à caça de alimento. Depois que dá a passeada, volta para casa, come e dorme novamente. Vidinha chata né? Ah! E eu gasto uma puta grana com isso.

Vamos ao gado então. A vida desses é mais chata. Comem, comem, comem para servir a vida inteira somente para virar o churrasco macio e gostoso que enche a boca dos famintos humanos. Mas nem tudo é tão ruim assim. Pelo menos, eles não se preocupam com nada, tem a comidinha todo santo dia ali e nem desconfiam que estão sendo alimentados tão bem, para depois parar no açouque.

Agora vamos ao humanos não desempregados(eu, por exemplo). Acordo com o despertador, vou para o trabalho, me mato de trabalhar para produzir para a chefe e ganhar uma merreca. A morte não é tão rápida quanto a do gado. Mas às vezes pode até ser. O estresse e as responsabilidades são tantas que com certeza os cabelos brancos vêm em seguida e aí, meu caro, o passo para as doenças do coração, por causa da má alimentação e outras causas, chega num pulo. Também como o gado, muitos humanos não questionam absolutamente nada, neste ponto a semelhança se faz também com o cachorro. São adestrados como eles. Basta alguém tentar mudar um comando que o trabalhador humano já se confunde todo ou diz que não pode mudar, são ordens do adestrador, quer dizer, do chefe.

Isto não é uma crítica aos adestrados humanos, até porque sou um deles, mas eu pelo menos eu questiono, quando não concordo com alguma coisa e tento mudar sim. E posso até estar me enganando, mas acho que realizo o sonho de muitas pessoas que só querem, mas não mudam. Quem não sonha em mudar de vida?

Dom Casmurro
Enviado por Dom Casmurro em 25/02/2009
Código do texto: T1457212
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.