Vamos lutar pelo fim da Evasão Escolar

De tempos em tempos ouvimos falar sobre o fim do analfabetismo, que em nosso país não existirá mais, mas infelizmente não é o que vemos, talvez sejam poucos os que não saibam escrever e ler realmente, mas me diga! Quantos terminaram o Ensino Fundamental? O Médio? Que fizeram Faculdade? Com certeza deve ter aumentado gradativamente o número de pessoas. Porém se faz de tudo para que todos os alunos terminem pelo menos o Fundamental, mas mesmo assim está complicado. Vemos o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) uma grande oportunidade, que deveria se chamar: Estude Já, Agora! Não perca a chance!

Tem muitas coisas sendo feitas para mudar essa realidade da nossa educação, muitos projetos voltados para o fim da evasão escolar, horários acessivos aos alunos, ensino a distancia e muitas outras coisas, mas infelizmente isso acontece todos os anos, alunos e mais alunos que abandonam os estudos, creio eu que aconteça mais Evasão do que Invasão. Mas então qual a saída!

Em minha opinião, os nossos governantes, empresários, educadores, a população enfim que não faz parte dessas pessoas que abandonaram a escola, deviam se unir e transformar nossa nação, no país dos estudantes, pois não importa a formação que temos, jamais devemos abandonar o estudo, o aprender, pois só assim teremos um Brasil do Futuro.

Vemos que nos paises desenvolvidos, os chamados de “Primeiro Mundo”, a educação que faz a diferença, se quiser um bom emprego, tem que estudar bastante, não é somente a qualidade e o dinheiro aplicado na educação, mas sim a motivação e o interesse do aluno que faz a diferença, o apoio da família, da sociedade, do governo.

Veja só como tenho razão nessa parte, o “Bolsa Família” que é para ajudar pessoas carentes para não abandonarem os estudos, você acha que é voltado para educação? Em alguns casos pode ser que sim, mas na maioria, ou é para alimentação, roupa, coisas da casa, ou para sustentar vício do marido e esposa.

Agora me diga... Para que estudar? Isso pensa muitos. Vou me matar nos estudos para ganhar menos que muitos que estudaram menos que eu... Infelizmente esta é a realidade do nosso país, estuda-se mais pensando no salário, do que em algo que se tem interesse, ou que goste, são poucos os que estudam apenas para adquirem conhecimento em uma ciência.

A maioria para de estudar, quando arruma um emprego, há exceções claro, o que acontece nesse caso é o seguinte: O trabalho cansa, se chega cansado em casa, trânsito, fica pouco o tempo para o lazer, acomodação, também tem casos de horas extras que fazem com que o aluno abandone a escola. Então de quem é a culpa nesse caso? Governo, sociedade, família... É do próprio aluno, que não viu na educação a solução de seus problemas. Conheço um caso de uma pessoa que tem somente o ensino médio, que pensava em fazer faculdade, mas quando descobriu que trabalhar no exterior rendia mais, não pensou mais em estudar e foi para Espanha, hoje em dia realmente ganha mais do se estivesse formada, talvez nem recuperasse o dinheiro gasto com a faculdade, mas seu serviço lá é auxiliar de serviços gerais. Então estudo tem que render dinheiro, ou deve render prazer e crescimento pessoal?

Concluindo depois deste questionamento, cada parte leva uma parcela de culpa para a evasão escolar, mas que deve haver mudança na nossa educação isto é verdade, pois conhecimento é algo que jamais alguém pode roubar de nós.

Não a evasão e sim a invasão... De alunos, claro.

25-02-2009

Maico Oliveira
Enviado por Maico Oliveira em 25/02/2009
Código do texto: T1457103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.