Aluno "Diferente"

Todos os casais sonham em ter filhos, geralmente é a principal meta, já durante a gravidez da esposa o casal vai se preparando para chegada do futuro filho, ou filha ao lar, vão comprando o enxoval e calculando o orçamento.

Porém todos se preparam para a chegada de um filho sem necessidades especiais, e quando isso acontece à nova família recebe isso com certa tristeza, pois não esperavam, não estavam preparados para esta situação, alguns acha nisso uma oportunidade de crescimento e superação, outros então, acha que é castigo de Deus. O mesmo acontece com nós educadores, são poucos os que estão preparados para ensinar e educar alunos com necessidades especiais, um Aluno “Diferente”.

Como se fosse fazer uma viagem para Itália, você tinha tudo planejado, já tinha visto os lugares que iria visitar o local que iria ficar, mas, contudo acaba desembarcando na Holanda e não sabe nem por onde começar, e agora... É isso que acontece com a maioria dos professores, que não fazem planejamento para um aluno com essas necessidades, também não tem nem noção de o que fazer e nesse caso que acontece a exclusão, o educador acaba se recusando a ensinar esse aluno “problema”, ou pode acontecer o inverso com ele acolhendo esse aluno deficiente e vivenciando essa experiência, com carinho, dedicação e amor.

Somos todos diferentes, mas uma pessoa com necessidade especial é muito mais, claro que é muito difícil lidar com esse caso, educar e ensinar um Aluno “Diferente” não é moleza, mas o que jamais pode haver é a exclusão, devemos sim nos preparar para esses casos tão comuns em nosso meio, quem sabe fazer um curso, alguma coisa relacionada a isto.

Porque pode ser o Aluno “Diferente”, mas a educação tem que ser igual.

25-02-2009

Maico Oliveira
Enviado por Maico Oliveira em 25/02/2009
Reeditado em 25/02/2009
Código do texto: T1456752
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.