O amigo na caneca

O amigo na caneca

Sobre a escrivaninha abarrotada de livros, havia uma caneca que ganhei de uma amiga. Parei pra ler as estampas da caneca e comecei a completar, em frases, o que ali estava escrito.

AMIGO DE INFÂNCIA – aquele que descobre o mundo com a gente e segue pela vida inteira;

AMIGO DO PEITO – este que mora num lugar especial;

AMIGO DE FESTA – com quem a gente se diverte em várias ocasiões;

AMIGO INVISÍVEL – o que aparece quando a gente pensa que está só;

AMIGO VIRTUAL – mesmo não vendo cara a cara, a gente sabe que existe;

AMIGO SECRETO – aquele que a gente tem e quer guardar só pra si;

AMIGO IMAGINÁRIO – aquele que a gente idealiza, juntando partes, qualidades e defeitos de outros amigos, pra ter tudo em um só;

AMIGO OCULTO – aquele que em determinado momento é revelado à todos;

AMIGO DO AMIGO – o que entra em nossa vida porque compartilha algo que é nosso;

AMIGO – é tudo isso e muito mais!

É a companhia ideal pra compartilhar alegrias e tristezas. Pra fazer um passeio, uma viagem. É a pessoa que pode mostrar a verdade, por que sabe que mentira nada acrescenta.

Ele estende a mão quando tropeçamos pelo caminho e ajuda a sacudir a poeira que atrapalha nossa visão.

Quando uma lágrima insiste em rolar por nosso rosto, o amigo abre os braços e nos acolhe. Larga tudo pra ficar por perto e anda quilômetros pra estar conosco quando perdemos alguém.

O amigo nos conhece pelo olhar e pelo tom de voz. Enxerga o invisível e declara o escancarado.

E nos perdoa, pois sabe que amigo que é amigo comete erros, mas busca acertar e corrigir falhas.

Nas noites sombrias e nos dias ensolarados ele se apresenta porque uma parte dele faz parte de nós.

Ele encontra as palavras certas pra nos esclarecer o óbvio e clarear as idéias.

Amigo é a pessoa que a gente tenta descrever em palavras, mas sempre encontra algo mais. Tem mais profundidade que uma simples caneca. Pode até esfriar como um café, mas tem sabor e essência inigualável e peculiar.

A gente pode até deixar ali, na escrivaninha. Porém, quando encontra, parece que a vida fica mais completa!

Cacau Fuente
Enviado por Cacau Fuente em 24/02/2009
Reeditado em 30/04/2014
Código do texto: T1455094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.