Falando um pouco sobre grandes pedagogos.
Este texto tem por finalidade levar ao conhecimento do leitor um pouco dos pensamentos e estudos realizados por alguns filósofos,pedagogos s sociólogos que contribuiram para um pensamento conteporaneo da pedagogia.
Podemos começar citando Maria Montessori formada em medicina posteriormente começou a se dedicar com crianças que necessitavam de um atendimento especial e posteriormente com crianças normais, ela acreditava em uma educação para todas as crianças, independentes que fossem especiais ou não. Seu método era de que o aluno tivesse individualidade e autonomia dentro da sala de aula, desenvolvendo atividades em ambientes preparados para atender a criança, desde as cadeiras , janelas mesas, tudo com o tamanho adequado para cada faixa etária. Cda criança escolhia com o que queria trabalhar, cada um tinha seu tapetinho, sempre lidando com a liberdade e promovendo a estimulação para o bom desenvolvimento da aprendizagem desta criança.
Outro pedagogo que podemos citar é Celestin Freinet, ele lidava com crianças abandonadas no pós guerra, ele estimulou a criatividade, inventou o retro projetor. Ele precisava de uma pedagogia que se voltasse para o trabalho, ele visava a cooperação, liberdade , autonomia , entre outros, podemos dizer que Freinet dava muita importancia ao trabalho, pois este deveria ser o centro de toda atividade escolar.
Citamos tambem o pedagogo Antóm Makarenko, ele tinha dois conceitos básicos, a coletividade, o trabalho e a participação tambem era muito importante, Makarenko criou uma colonia onde jovens produziam e se sustentavam e tudo era decidido coletivamente .Passamos então a falar um pouco de Jean Piaget, para ele o desenvolvimento da criança é dividido por quatro estagios , a criança era um ser ativo, fez estudos experimentais sobre a mente humana, a maturidade do sistema nervoso e foi Piaget que que trouxe a 1ª cibernética muitos dizem que Jean Piaget é o pai da pedagogia e este é um grande erro, pois ele contribui com seus estudos sobre o desenvolvimeto da mente, o desenvolvimento cognitivo etc...
Falamos agora sobre Paulo Freire onde passa para muitos educadores
saberes preciosos sobre a pratica da docencia, investigação, criticidade, a não transferencia de conteudos, o " aluno é o centro da sala de aula!", a análise da cultura onde o aluno esta inserido para termos uma sintonia, há o grande movimento da importancia desta investigação na qual eu falo em relaçaõ ao EJA, que é fundamental para sabermos de como iremos ter uma comunicação e ensino aprendizagem de qualidade e para o adulto.
Texto escrito em prova, final do 3º semestre da faculdade de pedagogia- menção: A