Internet: liberdade não discernida (dissertação)

Utilizar a internet hoje em dia para se comunicar com quem está do outro lado do planeta traz a ideia de algo saudável, tanto para quem envia um e-mail, como para quem o recebe. No entanto, o acesso à internet tornara-se constrangedor entre os jovens, justamente por causa da ausência de limites quanto aos conteúdos acessados. Quantas pessoas da classe média baixa não gostariam de navegar na internet a fim de adquirir conhecimento e até mesmo matar a saudade de parentes e amigos! E quantas não desperdiçam horas no MSN e Orkut, não realizando as atividades escolares que lhes é devida...

É desta forma que se dá a progressão dos internautas brasileiros: uns são privilegiados por possuírem tecnologia em casa, aproveitando o tempo com coisas úteis à vida, enquanto ímpios insanos procuram crianças inocentes, tentando ridicularizá-las virtualmente.

No Brasil, a internet sofre poucas restrições, se é que sofre. Mesmo com apenas 21% dos brasileiros conectados a rede, ainda é alto o índice de internautas no país. Isso quer dizer que o livre acesso ocasionará aumento relativo nos próximos anos. O resultado disso tudo poderá ser um colapso mundial, assim como a pane ocorrida em julho no estado de São Paulo.

Censurar informações confidenciais é uma das estratégias mais sensatas para se limitar a quantidade de navegantes na nação, uma vez que muitos desajuizados desocupados apenas procuram vasculhar dados pessoais de outras pessoas. Todavia, não há mecanismos viáveis que não sejam decifrados pelos hackers.

Se não existe prática consciente quanto à utilização da internet, então é imprescindível que haja repreensão.

No entanto, é inadmissível que se censure informações políticas, culturais e religiosas, como assaz países têm feito por aí. Proibir o acesso à privacidade alheia é um fato, e bloquear o conteúdo atual que ainda não consta em livros é outro bem diferente.

Saber discernir se a internet é essencial ou não, cabe a cada família brasileira decidir, fazendo uso do bom senso. Mas, se casos de pedofilia, fraudes e difamação (que ocorre principalmente com pessoas inocentes) progredirem dilaceradamente, é claro que a censura deverá ser realizada com prudência, a fim de que se tenha controle e segurança no dia-a-dia. Liberdade a ser aprisionada porque muitas vezes o ser humano perde o controle de suas ações, não distinguindo o futuro recorrente disso.

(Dissertação elaborada a partir do tema: Internet, liberdade a ser discernida?, sem a utilização de textos de apoio. Texto elaborado no terceiro ano do Ensino Médio, com o apoio da professora Alexandra).

Karina dos Anjos
Enviado por Karina dos Anjos em 15/02/2009
Código do texto: T1440843
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.