Sociedade dissimulada

Vive-se numa sociedade fingidora onde o preconceito racial ainda impera. No Brasil, apesar de tantos programas e benefícios para os negros, e leis que punam os legítimos racistas, ninguém consegue exterminar definitivamente a teoria desumana implantada pelos europeus: algumas pessoas ainda guardam dentro de si que os negros são inferiores aos brancos, sendo que a maioria não exita em revelar, para não padecer quaisquer sanções.

Mesmo que o tempo passe, dificilmente alguém arrancará do coração dos brasileiros, ou de qualquer estrangeiro, o preconceito semeado no planeta. Para se ter ideia da dimensão deste conflito entre gerações, assim como o pecado não pode ser evitado ao longo da vida, o racismo não será extinto por completo.

Se uma pesquisa for realizada com negros de todo o Brasil, dificilmente algum deles responderá que em nenhum momento de sua vida sofreu discriminação, seja no trabalho ou na escola. Apelidos de mau gosto certamente serão os mais comuns, e o resultado pode surpreender a qualquer curioso.

No entanto, é possível minimizar a situação. Conscientizar a população geral é um dos padrões necessários para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, começando pela interação entre crianças brancas, mulatas, índias, negras, enfim, para que o mundo perceba quão importante é o fundamento de se conviver bem uns com os outros, harmoniosamente e sem conflitos.

Ninguém é capaz de transformar a mente humana, a não ser Deus, mas todos são plenamente solertes para mudar o rumo da situação. Seria complicado afirmar convictamente que o preconceito racial não mais fará parte da espécie humana, se há pessoas que ainda morrem por conta disso. Hoje em dia também se mata por discriminação.

Por isso, seria imprescindível se as pessoas respeitassem ao próximo por consciência própria e não devido às leis que as obrigam a isso. Se 50% da população brasileira é geneticamente negra, obviamente se deve orgulhar disso. Afinal, constrói-se a cultura de uma nação aprendendo-se com outros cidadãos.

(Dissertação elaborada a partir do Tema: O preconceito racial está chegando ao fim?, sem a utilização de textos de apoio).

Karina dos Anjos
Enviado por Karina dos Anjos em 06/02/2009
Código do texto: T1425371
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.