Um sonho que se sonha com muitos poetas
O projeto “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia” foi iniciado em 2005 pelo poeta e escritor Valdeck Almeida de Jesus. O sonho de publicar um livro de poesias foi acalentado desde os doze anos de idade, quando o poeta teve seu primeiro contato com os escritos de Augusto dos Anjos e a literatura de cordel.
A primeira edição, no entanto, só saiu em 2005, fruto de suas economias. Valdeck quis dividir sua alegria com mais gente e resolveu bancar um livro que reunisse poetas do Brasil e do Mundo. Não há taxa de inscrição e os poetas participantes estão desobrigados de adquirir exemplares do livro publicado.
O apoio da mídia impressa e da internet, através da divulgação do trabalho, tem feito o projeto ir cada vez mais longe, publicando poemas de escritores brasileiros, portugueses, moçambicanos e angolanos, ampliando as fronteiras do Brasil e aproximando povos de língua comum.
A cada edição, mais e mais poetas se unem a este sonho que não se sonha só; o livro se torna maior, a divulgação de boca em boca aumenta, a disseminação da cultura e da literatura alcança os mais longínquos rincões. De norte a sul, de leste a oeste, o livro de poesias aproxima pessoas, fortalece os laços culturais e a troca de experiências. O objetivo principal de fazer o livro circular, está caminhando a passos largos!
DADOS DO PROJETO
Livros publicados:
Ano_____Poetas_____Exemplares_____Páginas
2005........09..............250..................39
2006........37..............300..................88
2007.......182..............350................216
2008.......250..............000................288
Lançamentos:
As edições são lançadas em Salvador/Ba, nas Bienais do Livro de 2005, 2007 e 2009, no Projeto PROLER de Camaçari/Ba, na Bienal do Livro de São Paulo (2008), durante a Semana da Comunicação da Faculdade Isaac Newton, no Congresso Brasileiro do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho; feita divulgação durante a Festa Internacional do Livro de Paraty/RJ (2008), lançamento na Feira do Livro de Sergipe (2008), enviados exemplares para críticos literários, bibliotecas e escolas públicas do estado da Bahia. e Edição 2008 será lançada na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2009.