A Leirura

A LEITURA

A espécie humana se destacou dos primos símios pela inteligência.

Quando isso se iniciou, começou a sua longa viagem em direção a um sublime destino.

Esse caminho foi lento e persistente durante longos milênios. Nossos primeiros ainda não tinham consciência, porém continuavam na rota, sempre procurando uma maneira mais fácil e melhor para suprir suas necessidades.

Durante incontáveis tempos, forças imensas e constantes testaram a capacidade dessa espécie para sobreviver nas mais variadas condições. E ela sobrevivia cada vez melhor, multiplicando os seus indivíduos e dominando os meios de subsistência.

Em um determinado momento desconhecido, o homem resolveu deixar um sinal externo de sua idéia, para comunicar aos outros na sua ausência.

Assim surgiu a mais extraordinária invenção, de tantas quantas beneficiaram a humanidade.

Foi inventado o processo de se gravar idéias.

A partir de então, aos poucos, tudo o que havia de material ou abstrato, ou mesmo imaginado passou a ter existência concreta através de representações.

Surgiu a escrita.

E tudo nasceria dessa possibilidade, através dela estava criada a humanidade.

Nesse mesmo caminho o homem passou a andar em passos largos, porque podia agora utilizar para o seu proveito, as informações que outros homens deixaram.

Apoiada então pela leitura, a evolução humana jamais conheceu sequer um momento de inércia. Segura de si seguia o seu trajeto.

Mas o que é ler?

Ler é estudar, linha a linha um texto literário. A leitura forma e desperta nossas faculdades.

Dá vida às idéias, alenta a inspiração, revive a inteligência despertando e sublimando os nossos sentimentos.

Coloca-nos em situação de participar das vidas e experiências de outras pessoas. Outras eras, passagens, tempos e lugares.

Eleva-nos, avivando nossas imaginações além do nível das aspirações comuns.

Transporta a um outro estado de consciência, a todos os que fazem da leitura um hábito constante.

É pela leitura que nós nascemos para a vida intelectual. Utilizando-a nos fazemos seres melhores, aptos para transmitir nossas mensagens, comunicando as experiências vividas.

A leitura nos ensina a escrever, com técnica gramatical para melhor expressar o pensamento.

A leitura é a mais nobre das paixões. Nutre a alma, como o pão nutre o corpo.

Espinha dorsal da humanidade, razão de nossa existência, é a leitura ainda que constrói e mantém a ponte de nossa ligação com a divindade.

E o Senhor, Sê-nos mostra pelas suas escrituras, as muitas portas que vão dar a muitos caminhos com suas pontes.

E a todas, o Senhor nos faculta a escolha.

Nós, atendendo ao chamado das escrituras, elegemos aquela que o nosso livre arbítrio intimamente aconselha, e abrimos a porta que vai dar ao caminho eleito.

Porque muitos são os caminhos de Deus...

Quartier

Guilherme Quartier
Enviado por Guilherme Quartier em 01/02/2009
Reeditado em 18/05/2013
Código do texto: T1415940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.