Encontrando paixões

Desde criança, venho tentando descobrir qual o meu dom. Dom, do latin donu: Dádiva, dote natural, talento, habilidade especial para fazer algo.

Minha primeira tentativa foram os desenhos. Não que eu tivesse habilidades artísticas, mas sempre fui muito caprichosa e perfeccionista, e depois de algumas horas observando um mesmo desenho, conseguia reproduzi-lo de forma bem parecida - isso quando, de tanto usar a borracha, não produzia um belo buraco no papel sulfite.

O próximo passo foi tentar reproduzir objetos e paisagens, e foi nesse momento que a arte esfregou em minha face rosada que aquele não era meu dom. Noção de perspectiva e distância não eram meus fortes, e até hoje não são.

A fase dos desenhos passou, então, fui buscar alguma habilidade nos esportes. Mais uma vez, em vão. Nunca fui destaque nos jogos de queimada, vôlei, futebol, basquete ou qualquer outra coisa do gênero, e sendo sincera, devo afirmar que nem gostava daquilo.

No alto dos 13 anos, descobri o tênis de mesa e realmente comecei a gostar daquele novo esporte. Treinei, treinei, treinei incansavelmente, mas não adiantava, por mais que eu treinasse, meus primos sempre jogariam melhor do que eu. Mais uma vez, não era meu dom.

E claro, no meio disso tudo, tive uma passagem pelo mundo dos videogames. Não preciso mencionar que nunca conseguir tirar a pobre princesa do Mario Bros do calabouço.

Há poucos anos, com o advento dos videokes, descobri como é gostoso e extasiaste cantar. Desejei com todas as forças que ter uma boa voz para o canto fosse meu dom, inutilmente.

Por fim, sempre achei fantástico e invejei pessoas que tem o dom com as palavras, e assim como das outras vezes, desejei profundamente tê-lo. Mas novamente, constatei que esse não é meu dom. As palavras não fluem tão facilmente quanto eu gostaria, não tocam tão profundamente quanto eu almejo e nem sempre execram tudo que quero dizer.

Mas sempre fiz tudo com muita dedicação, paixão e perseverança, e se nunca fui a melhor em nada, posso afirmar que nunca estive perto de ser a pior.

Confesso que, se um dom ainda não encontrei, paixões pelo caminho encontrei muitas. Por isso desenho, pinto, canto e escrevo.

Vai ver esse é meu dom, encontrar paixões.