Brasil, ainda um mistério
Dentro de um mundo rodeado de avanços dos mais diversos setores, o Brasil ainda é amplamente questionado em vários aspectos. O povo não quis muitas das comemorações efetuadas no país, apesar de, manifestações populares serem freqüentes no cotidiano nacional. Vários fundamentos fazem deste país uma nação, nos caracterizam como brasileiros e todo brasileiro espera algo de seu país.
Independência, República, Abolição são exemplos de datas especiais feitas unicamente pelos mandantes. Os "cara-pintada", no início da década e o MST se encaixam dentro das participações do povo, buscando direitos e protestando contra o que acham incorreto.
A língua, a cultura, a organização política, os costumes, apesar de sofrerem forte interferência estrangeira, colaboram, em parte, para a nacionalização do país. O carnaval (samba), juntamente com o futebol, têm papel importante na vida de todo brasileiro.
Muitos são os problemas enfrentados pelo cidadão dentro de um conjunto de incertezas que caracterizam o país. A maioria almeja direito à educação, lazer, justiça social, progresso tecnológico, direito ao trabalho e à saúde. Porém, poucas são as classes sociais que conseguem usufruir destas condições.
Não restam dúvidas de que o Brasil apresenta características positivas e negativas dos mais diversos gêneros e que nem tudo sobre o país ainda está esclarecido de uma forma verdadeira. O que fica claro é que muitas mudanças ainda têm que ocorrer para que cada cidadão viva uma vida mais digna, e tenha, cada vez mais, orgulho de ser brasileiro.
Redação publicada no Livro Perfil - 2001