A SOCIEDADE INDUSTRIAL E O TURISMO
A partir da sociedade capitalista o turismo passou a ser objeto de estudos dos cientistas sociais, que escreveram grandes obras mostrando a necessidade do tempo livre como forma de emancipação para os operários extremamente explorados pelo Sistema Capitalista. Nessas obras delineavam sugestões a favor do ócio para os trabalhadores gerando na sociedade Capitalista um paradoxo, que valorizava o lazer apenas por causa do incentivo que este dava à atividade turística, incorporando desta forma, novos tipos de trabalho na economia mundial. Nesse contexto a Sociedade Capitalista, visando lucro e mais-valia, sempre predisposta a galgar oportunidades de acumulação, não havendo, portanto, preocupação com os operários, transformando o tempo livre em negócios rentáveis e possibilidades de ganho. Assim o lazer surge como um modo de fugir da exploração capitalista e burguesa, Nesse espaço a atividade turística encontra campo para se desenvolver, sendo confundida, erroneamente, como indústria por seu cunho econômico, porque o turismo é uma prestação de serviço da própria indústria, considerada uma atividade do setor terciário, e assim rotular turismo como indústria é um equivoco conceitual, além do que se entende o turismo como um fenômeno sociocultural, haja vista, que pela pratica social existe a oportunidade de se conceber uma diversificação de culturas, trocando experiências, na busca de emoções e aprendizagem.
O Turismo Social surge em meio ao sistema capitalista, com o surgimento das fábricas e a exploração do trabalho humano cada vez mais valorizado, criou-se a necessidade do tempo livre e este que outrora era usado para descanso e para freqüentar a igreja, foi se direcionando a passeios e viagens, desse modo, as classes operárias participam ativamente, dando ênfase ao Turismo Social.
Mais tarde, com o surgimento dos grandes inventos, dos modernos meios de transporte, meios de hospedagens, desperta o desejo de viajar nas pessoas, dessa forma surde novas formas de produzir riquezas, e assim o turismo assimila valores de industrialização, implementando o turismo de massa, este envolve agenciamento, custos mais baratos, interligação entre hospedagem, transporte e agenciamento, permitindo que um número maior de pessoas viaje.
O turismo contemporâneo acontece dentro de um contexto em que surgem nas pessoas necessidades e preferências, pois, os horizontes vão se ampliando, as pessoas sentem cada vez mais vontades de experimentar as novidades que surgem com os avanços tecnológicos, crescimento de serviços com a expansão hoteleira, restaurantes, diversões e esportes e assim, os avanços não surgiram sozinhos, mudou algo na concepção das pessoas porque na sociedade capitalista a quantidade de bens denotava uma característica de padrão de vida e na sociedade pós-industrial o que caracteriza padrão de vida com relativa qualidade de vida é saúde, educação, conforto, e lazer. Assim, observa-se que houve, conscientização por parte das pessoas, grau de exigência elevado com relação a conservação do patrimônio natural e cultural, aliado à qualidade de vida, que é a maneira de viver bem e não de acumular bens, nesse momento, o turismo encontra terreno para se expandir, pois novas técnicas de informação e comunicação viabilizam a satisfação dos consumidores atuais, dentro do marketing na área do turismo surgem produtos e serviços direcionados a nichos específicos, a dinamização do setor com a produção de serviços qualificados, porém, o turismo contemporâneo precisa ser alavancado em cima de princípios de sustentabilidade, de forma que os residentes devem receber os turistas sem constrangimento, de maneira que possa haver respeito no que concerne ao modo de vida de cada um, ou seja, o turismo deve acontecer, porém, simultaneamente deve acontecer todo um processo de conservação, não só ambiental, como também preservação de patrimônios materiais e imateriais, respeito a todas as raças e credos.
Ainda tratando de turismo contemporâneo observam-se, baseado em leituras algumas variáveis importantes que seriam a questão da situação política e segurança nos locais visitados, nível desenvolvimento econômico, diferenças climáticas, sociais demográficas e ainda outras ligadas à modernidade que se referem a adaptação de lugares no que concerne ao uso da tecnologia na melhoria da qualidade dos produtos e serviços que envolvem a atividade turística.
Segundo a OMT haverá um aumento no turismo Internacional, entre os anos 2010 e 2020, porém, ao levar em consideração, inseguranças políticas, ataques terroristas e crises econômicas, afirma-se que os fluxos turísticos que outrora eram direcionados a determinados núcleos receptores, a exemplo, os Estados Unidos (ataque ao World Trade Center), foram redirecionados a outras áreas devido à insegurança, então o turismo internacional fica comprometido ao topar com estas variáveis.
Fluxos turísticos com destino aos Estados Unidos, Europa e Ásia são desviados e redirecionados à América do sul, especialmente para as áreas de natureza, onde predomina o turismo de aventura e eco-turismo, desse modo o Brasil tem fortes chances de estar recebendo este público que vem em busca de áreas de natureza.
Outra variável, que merece destaque, influenciando a mobilidade turística, em relação ao turismo internacional são as elevações do Dólar e do Euro que também provocam instabilidade política, comprometendo a segurança de regiões, potencialmente, turísticas.
A Europa é a primeira região receptora de turistas, até 2010 esta deverá perder 8,5 pontos na escala de região receptora, enquanto que as Américas deverão manter sua posição, com variável de pequeníssimo crescimento. A Ásia deveria recuperar o fluxo perdido pela Europa, porém, devido aos conflitos isso não irá acontecer desse modo, países como Brasil, Uruguai e México que vêm se preparando para o turismo e estão longe de conflitos, têm a chance de mostrar seus potenciais dentro da área do turismo.
O terceiro momento dentro deste estudo se refere à Terceira Revolução Industrial, refletindo os efeitos da Globalização no mundo inteiro, percebendo-se que há mais disponibilidade para o lazer em vista de maior tempo livre, devido a mão de obra humana que está sendo substituída pela máquina, conferindo ao homem atividades ligadas ao intelecto, desse modo o turismo emerge com grande relevância, buscando áreas tropicais, buscando formas alternativas de lazer, destacando-se o turismo de natureza, envolvendo eco-turismo. Assim o turismo surge como negócio rentável contribuindo para o acréscimo de valores dentro da economia regional e local das comunidades receptoras, respeitando a diversidade das culturas, mantendo a sustentabilidade e a preservação dos espaços como um todo.
Texto baseado no estudo do capitulo III, Item 3.1, A Sociedade Industrial e o Turismo, da obra: Turismo e Geografia Abordagens Críticas- Autores: Profa. Dra. Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano e Prof.Dr.Sylvio C. Bandeira de Mello e Silva.