Pós-modernidade e literatura virtual

A maioria dos teóricos contemporâneos* considera o pós-modernismo uma tendência cultural caracterizada pelos resultados das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas que o mundo vem sofrendo, para alguns, desde o fim do século XIX, e para outros, a partir da segunda metade do século XX. Para os que defendem o século passado como o início, as primeiras manifestações pós-modernas ocorreram em 1930, quando entendem ter sido o fim do modernismo. Há quem considere que seu início data dos anos 50, outros reivindicam os anos 60 e outros, ainda, os anos 70. Há também entre os estudiosos várias divergências quanto à definição do termo “pós-modernismo” e quando teria iniciado o seu uso.

Se o mundo e o modo de vida do homem contemporâneo mudaram radicalmente com o advento da tecnologia, a literatura pós-moderna também sofreu transformações consideráveis, tanto do ponto de vista estético quanto na forma de alcançar o público consumidor. Com a chegada da internet, novos espaços se abrem para o escritor, e o leitor, que até então era apenas um receptor da produção literária, agora tem a oportunidade de interagir com o autor, por mais geográfica e socioculturalmente distantes que estejam. Proliferam os sites que permitem a qualquer pessoa, além de ler e opinar sem intermediários sobre o texto, também tornar-se um escritor. Mas esses escritos de consumo popular, imediatistas e superficiais podem ser classificados como literatura? Esse é um fenômeno artístico contemporâneo ou mais um suporte para a mercantilização da arte literária? Qual é o papel desta literatura no mundo globalizado?

Um breve relato histórico do período que antecedeu o movimento em questão, o modernismo e a modernidade, será enfocado no primeiro capítulo, que pretende também discorrer sobre a polêmica que envolve o termo “pós-modernismo”, bem como o seu correlato “pós-modernidade”. Serão também analisadas as discussões sobre as possíveis datas de seu surgimento, e as manifestações de ordem social, política, econômica e cultural que envolvem o homem pós-moderno.

Estudar a história da literatura é procurar entender as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Este é o tema do segundo capítulo, que versará sobre a literatura propriamente dita, analisando-a mais detalhadamente no que diz respeito a algumas das suas teorias, sua definição e função, os estilos da época caracterizados com base em trabalho de estudiosos e críticos largamente reconhecidos e aceitos pela comunidade acadêmica.

No terceiro capítulo serão analisados alguns textos literários colhidos nos diversos endereços eletrônicos que abrigam os escritores não profissionais da atualidade. Pretende-se destacar as características da literatura pós-moderna encontradas neles e levantar discussões pertinentes ao tema em questão que, não se pode negar, está inexoravelmente integrado a praticamente todas as camadas da sociedade, até mesmo daquelas economicamente menos favorecidas, que é a literatura em suas diversas formas de expressão.

Longe de querer encontrar respostas para todas as perguntas, este trabalho tem o objetivo de examinar, apoiado na pesquisa bibliográfica e auxiliado pela mídia eletrônica, o fenômeno cultural contemporâneo. Com este trabalho pretende-se buscar as origens, analisar o contexto histórico, compreender o presente e vislumbrar como poderá ser o futuro em relação ao fenômeno que hoje é apenas um ponto obscuro e polêmico na história da arte.

Se o pós-modernismo existe e está acontecendo neste exato momento, seria uma grande ousadia formular afirmativas sobre o que só futuramente poderá ser teorizado com menor possibilidade de se cometer equívocos, mas certamente se constituirá, para qualquer pesquisador, um trabalho empolgante e prazeroso compreender as manifestações literárias da época da qual ele é a testemunha e é o sujeito.

* A bibliografia completa encontra-se ao final do texto "Conclusão".