O PAPEL DO EDUCADOR ATUALMENTE

No contexto em que vivemos, a função do educador tem se ampliado a cada dia, até porque muitas crianças passam mais tempo com os professores do que com os pais. Sendo assim, a educação assume fator primordial na vida do ser humano.

É preciso ensinar princípios básicos que venham a dar suporte aos desafios que a vida oferece. Assim, o papel do professor é estimular os alunos a serem conquistadores de seus sonhos, sem ignorar valores como ética, justiça, solidariedade, companheirismo.

A criança precisa se sentir especial, amada, importante para alguém. Necessita aprender a respeitar, dividir, compartilhar, obedecer, ouvir, ser sincera. Ela precisa saber que tem direitos e deveres, que é muito amada por Deus e que Ele quer lhe ensinar a ser cada dia mais feliz, mas, para isso, também requer disciplina. Trabalhando com eses princípios, estaremos criando pessoas verdadeiras, equilibradas, capazes de saber a diferença entre o que é certo e errado.

Muitos subestimam a capacidade das crianças, sabemos porém, o quanto elas são capazes de assimilar o que lhes é transmitido. Mais uma vez, surge a responsabilidade do professor: aquilo que disser ficará guardado para sempre no coração da criança. Assim, por que naum semear palavras e atitudes boas que vão fazer a diferença na vida destes seres em formação?

Acredito que tudo é possível quando se tem amor pelo que se faz, característica indispensável a um educador.