Pão e Rosas no século XXI

Infinitas mulheres lutaram e ainda lutam para gozar de todos os direitos que os homens desfrutam. O Brasil e o mundo, infelizmente, foram e ainda são um paraíso preconceituoso, porém estão deixando de ser, pois as mulheres estão conquistando cada vez mais os seus direitos, em termos de igualdade. E um dia, elas vão alcançar a sua meta, que é a universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos.

Ao longo curso da História, as mulheres eram totalmente excluídas, principalmente no campo acadêmico e profissional. E elas lutaram, choraram e morreram por uma vida melhor para as próximas mulheres. Com as suas conquistas, conseguiram melhorar a qualidade de vida, no mundo, que é hoje melhor que antigamente. Entretanto continuam sendo excluídas em certos setores e continuam na luta por melhores condições econômicas e de vida.

As mulheres sofrem desigualdade no mercado de trabalho, porque a maior parte da massa trabalhadora é do sexo masculino, por isso, também, seu salário é menor do que o dos homens. Além disso, têm a obrigação de ser boa esposa e mãe, o que a deixa estressada e sobrecarregada pelas suas responsabilidades.

Houve aumento da população feminina economicamente ativa nos últimos anos. Isso é positivo para o desenvolvimento social do Brasil. E ainda comprova que as lutas, lágrimas e mortes das guerreiras do passado e do presente não foram em vão. As perspectivas no futuro são melhor qualidade de vida e igualdade social, política, econômica e cultural para todos os cidadãos do mundo, principalmente as mulheres.

No passado, o Brasil e o mundo esqueceram que as mulheres eram, de fato, um ser humano como os homens. Eram tratadas como um objeto e máquina de fabricar filhos. Atualmente elas estão cada vez mais respeitadas e valorizadas. E um futuro melhor está por vir, elas poderão, com liberdade e direito, optar o papel que quer desempenhar, como uma boa mãe, uma profissional dedicada, por exemplo. A igualdade está cada vez mais visível para todos.

Pedro Paulo Alves Venturini
Enviado por Pedro Paulo Alves Venturini em 06/12/2008
Código do texto: T1321425
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.