Igualdade, uma luta a ser compartilhada. (Minha Redação do vestibular 2009)
Basta dar uma volta na cidade, ou simplesmente olhar para o lado, que fica fácil detectar as diferenças existentes no meio. A desigualdade muda planos e molda destinos, bem como faz soar estranho a afirmativa de que há oportunidades iguais, para quem a vida deu caminhos diferentes.
É bem verdade que as mudanças são compartilhadas por poucos, tal desigualdade, se dá, em virtude das disparidades que estão bem desenhadas entre as mais diversas classes sociais, as quais impedem que os minorados venham a se beneficiar do progresso existente num país, que a princípio parece maravilhoso, até na simples observância de nossas arquiteturas podemos compreender a nítida falta de afinidade entre as duas faces.
De um lado, construções verticais caracterizadas por enormes e luxuosos edifícios, e por outro, o horizonte afavelado, bem ali, lado a lado, convivendo paralelamente. A ciência como conhecimento sistematizado, nos invoca, como seres pensadores, a analisar nosso passado, na tentativa de compreender, sem ônus, a razão do retrocesso que deveria se chamar progresso, neste iminente e já presente, futuro.
Desde a ascensão do capitalismo, após a revolução industrial, o trabalhador assalariado, se depara com a impossibilidade de viver sobre a ideologia dominante. Ainda assim, o mais intrigante, é que com o passar do tempo, em virtude deste fato, paulatinamente, o ser humano vem sofrendo com sua própria desvalorização. É visível nos olhos dos jovens cheios de esperança que acreditam nesse Brasil “maquiado” que “troca vidas por diamantes” toda a desilusão causada, quando na verdade, só precisávamos do mínimo de ética e transparência.
Este sistema é opressor, ludibriante e sugador de sonhos, contudo, é iniludível e imprescindível que refutemos idéias e atitudes que façam apologia à continuidade do abuso que gera tamanha desigualdade, assim corremos o sério risco de não conseguir “mudar o mundo”, mas teremos a confortável certeza de que vestimos esta camisa, e guerreamos nesta luta.