Gramática normativa X Lingüística / Da sala de aula para a vida

A Gramática normativa pressupõe os estudos da língua padrão, prendendo-se nas normas e regras estabelecidas que devem serem seguidas e estudadas de forma contextualizada e linear.

Já a Lingüística está mais ligada à linguagem de uso, por isso tem uma abrangência maior, no que se diz respeito à aceitação do que é considerado "certo ou errado" dentro das normas da língua portuguesa.

Sabemos que são diversos os fatores que podem influênciar diretamente na forma como o indivíduo escreve e se comunica. Dentre eles temos os fatores sociais, regionais, entre outros. A partir dessa conscientização, o professor não deve entrar em uma sala de aula apenas com uma aula programada, com a finalidade de cumprir uma grade curricular, cheias de regras decoradas e conceitos formados, que muitas vezes não fazem parte da realidade dos alunos.

Visto que para um melhor aproveitamento do aluno, o professor deve associar os ensinos da Gramática junto à Lingüística para preparar o indivíduo, pois é na escola que o aluno deve ser corrigido, mas não deve tomar a postura de vetar o aluno, mas sim de moldá-lo para a vida, adequando e explicando os caminhos que deverão seguir.

Desta forma o aluno não precisa perder suas origens e características singulares para desenvolver uma linguagem "correta" dentro da sociedade, mas aprender a discernir o usual do formal e saber qual tipo de formalidade deverá adotar dentro de cada contexto em que estiver inserido.

Dayane Pereira
Enviado por Dayane Pereira em 07/11/2008
Código do texto: T1270259
Classificação de conteúdo: seguro