A paz a partir da própria consciência

A relação entre seres humanos é delicada e é daí que vem o nosso grande exercício. Grande é aquele que sabe respeitar os outros e ceder aquilo que é importante para si, em nome de todos e do bem estar da coletividade. Aprender é transformar em nós aquilo que reconhecemos como negativo.

Se todos nós aprendemos a reconhecer os nossos erros e lutar para transmutar o que existe de difícil dentro, conseguimos formar uma comunidade vivencial absoluta e especial. Mas isso só se consegue partindo-se do seu próprio centro, sem ficar criticando os outros e achando que "se todos fossem iguais" seria ótimo!

Eu também acho que seria ótimo uma porção de coisas, mas prefiro ficar observando os meus sentimentos e pensamentos, buscando em tudo um motivo para ser melhor a cada dia. Apontar é relativamente fácil o que é difícil é reconhecer que se somos capazes de perceber um erro é por que ele está em nós.

A paz é o fruto da consciência ativa dentro de nós. Ela habita na capacidade de perdoar e de dar de nós sempre o melhor. Por isso ela é resultado do esforço do coletivo a partir de sua própria individualidade. Crescer então é um esforço contínuo e intenso permeado por momentos de alegria e paz, sempre.