Pós-modernidade e sociedade do espetáculo.

Passamos por um momento ímpar na história, pela primeira vez vemos com plena rapidez tantas mudanças de conceitos, de valores e fatores que "mexem" com a essência do ser-humano. A tão discutida pós-modernidade vive com seus paradoxos um caminho para onde não saberemos onde nos levará, será que é o final das utopias e que advém o fenômeno do pós-humano? Neste patamar, que não é "muito agradável", queremos analisar uma destas problemáticas que é a sociedade de espetáculo.

Este neo-logismo foi criado diante de um molde social onde tudo fica banalisado e virá espetáculo. Ultimamente o país acompanha o assassinato da jovem que foi feita de refém durante várias horas, concordamos que a imprensa deva falar sobre o assunto, aliás, foi uma notícia de fortíssimo impacto, porém, nossa forte crítica se dirige ao que fizeram espondo a dor alheia na televisão como se fosse mais um realit show, que diga se de passagem é também um forte "retrato" da sociedade, isto beira o ridículo, ou melhor ultrapassa, pois esta imprensa não se preocupa com a dor do outro e nem de longe pensa na relação ética, mas sim quer aproveitar até a última gota da dor alheia e torná-la pública gerando lucros para a máquina capitalista, que quer o máximo e o ser humano se torna um simples consumista alienado, reforçando o caráter de inautenticidade propciado pela pós-modernidade.

Conversando com um pessoa próxima, me disse que as pessoas passavam ao lado do caixão da garota e tiravam fotos, eu não cheguei a ver esta cena ridícula, porém, me lembrei da missa do padre Rossi que uma mulher tirou fotos com a mãe da Isabela (aquela que foi arremessada de um prédio) como se a mulher fosse uma artista, nem de longe houve algum tipo de respeito. Como iniciei esta redação, não tenho nada contra a imprensa no sentido que é uma forma impotantíssima de revelar os aspectos sociais, porém, este estilo de sociedade de espetáculo fere a ética e nós mais do que nunca precisamos de sermos e vivermos eticamente.

Concluindo nosso pensamento, temos que nos "policiar" contra esta "enchurrada" de notícias que recebemos, se não quisermos nos tornarmos pessoas que não refletem aceitando tudo sem analisarmos, não veremos quais os processos ideológicos que estão por trás desta máquina que só quer o capital. É precioso, e urgentemente, buscar uma ética, algo que nos envolva e mostre nossa verdadeira essência.

celofilosofo
Enviado por celofilosofo em 22/10/2008
Código do texto: T1242456