Política e relaxamento.

Estamos atravessando mais uma etapa das eleições, sendo que em determinadas cidades não haverá necessidade do segundo turno, gostaríamos de fazer um breve panorama da filosofia política e analisarmos um ato de uma possível prefeita da metrópole paulistana.

Primeiramente, a etmologia política, vem do grego pólis, cidade, segundo Aristóteles, o homem é um animal político, pois vive na pólis. No pensamento grego notamos a forte influência platônica, na obra república, percebemos a política utópica, u topos, ou seja, nenhum lugar, porém que pode ser realizada, por exemplo podemos pensar em uma sala de aula perfeita, mas que não há em lugar algum, mas não é não é impossível. Diante desta análise da palavra, podemos comentar que para Platão é buscada uma sociedade ideal, com seus vários estágios de formação subdividida em classes. Dando um enorme salto histórico neste breve ensaio, vemos em Maquiável, uma política descritiva, ou seja, descreve o que é a política e diferentemente de Platão, sua descrição orienta como o príncipe tem que se colocar para governar e manter o seu reinado de pé, sendo que sua obra principal tem como nome: "O Príncipe".

Neste livro é importante salientar que muitas atitudes de políticos como segurar criancinhas no colo, visitar as periferias (principalmente antes das eleições), visitar igrejas entre tantas outras atitudes, vem de conselhos maquiavélicos, ou seja, o político deve manter uma postura, por exemplo ele não precisa ser religioso, porém deve parecer, pois seus súditos não irão creditar em um líder com influências atéias. De uma forma muitíssimo resumida podemos dirigir a este pensador a famosa frase "os fins justificam os meios" (note-se que diante desta que não é do pensador, porém é atribuída diante de sua obra). Outro pensador importante é o filósofo Hobbes, com sua famosa frase "homo homini lupus", ou seja, "o homem é o lobo do homem", com isto elabora uma teoria onde o Estado é quem deve manter a paz e governar com total poder, pois os homens em sua natureza são "lobos".

Já a nível nacional temos grandes cientistas políticos como exemplo Fernando Henrique Cardoso e Norberto Bobio, na política brasileira tivemos grandes iniciativas na época das diretas já, onde tivemos uma abertura para o cidadão que por longos tempos viveu sobre a influência da ditadura militar.

Pois bem caros leitores, estes foram alguns temas da história da filósofia política, gostaríamos de salientar que foram pontos brevíssimos, sendo somente uma singela redação que nos propomos a fazer. Diante disto queremos analisar uma personagem que concorrerá a prefeitura da capital paulista, seu partido é o P.T., e claramente o nome dela é Marta Suplicy. Primeiramente este partido foi fundado com bases na teologia da libertação da Igreja Católica, tendo até a influência e participação direta de Frei Betto, famoso intelectual e homem de uma ética extraordinária, porém, devido a tantas decepções preferiu deixar o cargo, seu lado ético falou mais forte. Outro importantíssimo representante e fundador partidário esta ocupando o cargo de atual presidente. Agora partindo para a candidata atual a prefeitura, queremos salientar sua frase "relaxa e goza" diante da crise da aeronáutica, sendo que cerca de um mês após tivemos o horrível acidente da companhia T.A.M., sendo uma tristeza que o país que viveu em luto. Pergunto ao leitor e eleitor paulista: uma pessoa que fala este tipo de coisa pode governar nossa metrópole? Na nossa opinião ela ofendeu todo o panorama político, imagine Platão com sua visão do filósofo rei ouvindo isto, no mínimo iria dizer que este nunca será um político ideal, ou Maquiavel que nunca aconselharia a dizer este tipo de coisa, já Hobbes iria confirmar que o homem é mesmo um lobo, pois diante do caos nos diz para relaxar. Caros leitores, terminaremos esta reflexão querendo atentar os eleitores a serem políticos, ou seja, não deixem de exercerem os papéis sociais, lutem por uma sociedade mais justa e humana e na hora do voto cuidado! se não quiserem simplestemete relaxar e gozar...

celofilosofo
Enviado por celofilosofo em 16/10/2008
Reeditado em 16/10/2008
Código do texto: T1232219