Família!!!!!!!!!!

'Deus intentou que os filhos se tornassem independentes dos pais. Essa é a questão mais penosa da paternidade. Fazemos um investimento para ajudar os filhos a nos deixar' (Cloud & Townsend, em Criando filhos vencedores).

"A porcentagem dos divórcios entre cristãos é quase igual à da população em geral. Se fosse ateu ou agnóstico, diria: 'Por que Jesus não consegue fazer com que vocês dois entrem num acordo?’" (Jim Cymbala, em Fé renovada).

"Quanto mais duras as tempestades que os cônjuges enfrentam juntos, mais profundo e mais forte será o amor que aparece depois" (Ruth Bell Graham, na Bíblia devocional da mulher).

“Se dermos liberdade de escolha aos nossos filhos e fizermos com que assumam a responsabilidade pelas conseqüências de suas ações, estaremos preparando pessoas equilibradas que vão fazer o que é certo pelos motivos certos” (Cloud & Townsend, em Limites para ensinar aos filhos).

“As piores coisas que os pais podem fazer é não dar limites aos filhos e discipliná-los de forma errática ou sem consistência. A questão dos limites é central” (John Laub, especialista americano em criminologia).

“As dificuldades da vida podem nos aproximar ou separar. Quando um casal supera junto uma crise, o relacionamento pode tornar-se mais sólido e mais significativo” (Judith Kemp, em Depressão e graça).

A comunicação interpessoal realizada através dos sons (palavras) e das imagens (gestos, expressões faciais) são deficientes e limitadas. Se não construirmos um relacionamento aberto, despreconceituoso e despretencioso, as pessoas não compreenderão os nossos sentimentos e os nossos pensamentos mais íntimos, que ficarão sequestrados dentro de nós mesmos e nos imergirão numa solidão social. Por estarmos ilhados dentro de nós mesmos, precisamos de amigos, precisamos de superar uma das características mais marcantes da nossa espécie: a solidão.

Os pais que não têm como meta transformar os seus filhos em amigos possuem um projecto educacional superficial. Aqueles que se procuram que os seus filhos sejam seus amigos, que trocam experiência, cruzam as suas histórias, reconhecem erros, pedem desculpa e procuram viver uma vida alegre e aberta, atingindo com eles um sucesso existencial nobilíssimo.

(Augusto Jorge Cury; Análise da Inteligência de Cristo; Paulinas; pp. 186)

Todas as crianças precisam de segurança. Muito da revolta dos adolescentes é na realidade um pedido de limites para que sintam segurança. A disciplina é uma das maneiras que os pais podem mostrar segurança. E – acredite ou não – os filhos sabem disso.

(Quando Ser Bom Não Basta, Stephen Brown, Vida, pp. 114)

“Quando duas pessoas têm liberdade para discordar, sentem-se livres para amar. Caso contrário, vivem com medo e o amor morre” (Cloud & Townsend em Limites no casamento, obra lançada nesta semana pela Vida).

“A responsabilidade de um pai não é a felicidade de seu filho; é o seu caráter” (Haim Ginott, citado por Paul Lewis, em 40 princípios na formação da criança).

Fernanda Silva
Enviado por Fernanda Silva em 11/10/2008
Código do texto: T1222974