APRENDIZAGEM

Para que a aprendizagem aconteça é preciso que se criem situações favoráveis. O professor deve atuar como orientador, organizador e coordenador de atividades provocando assim discussão, reflexão e problematização entre os alunos e o objeto do conhecimento.

O conhecimento acontece através de um processo de construção contextualizado. Baseia-se na compreensão, é sólido, sustentado através das informações dos livros, pesquisas, professores e pelas experiências do próprio aluno.

A aprendizagem baseia-se na construção sucessiva com elaboração constante de novas estruturas levando em consideração a compreensão, assimilação, acomodação, adaptação, assim sendo consideramos o sujeito como ponto de partida de toda aprendizagem. Deste modo a teoria construtivista afirma que o conhecimento é construído a partir da interação entre o indivíduo e o meio ambiente, através de hipóteses que vão sendo testadas. E tem como característica a construção coletiva, experimentação, criação de hipóteses, troca entre pares e/ou grupos.

Quanto mais diversificado o grupo melhor, assim estaremos propiciando aos alunos que pensem, comparem e estabeleçam relações.

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 09/10/2008
Código do texto: T1220045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.