APRENDIZAGEM
Para que a aprendizagem aconteça é preciso que se criem situações favoráveis. O professor deve atuar como orientador, organizador e coordenador de atividades provocando assim discussão, reflexão e problematização entre os alunos e o objeto do conhecimento.
O conhecimento acontece através de um processo de construção contextualizado. Baseia-se na compreensão, é sólido, sustentado através das informações dos livros, pesquisas, professores e pelas experiências do próprio aluno.
A aprendizagem baseia-se na construção sucessiva com elaboração constante de novas estruturas levando em consideração a compreensão, assimilação, acomodação, adaptação, assim sendo consideramos o sujeito como ponto de partida de toda aprendizagem. Deste modo a teoria construtivista afirma que o conhecimento é construído a partir da interação entre o indivíduo e o meio ambiente, através de hipóteses que vão sendo testadas. E tem como característica a construção coletiva, experimentação, criação de hipóteses, troca entre pares e/ou grupos.
Quanto mais diversificado o grupo melhor, assim estaremos propiciando aos alunos que pensem, comparem e estabeleçam relações.