A ocupação da América se iniciou com a chegada de Cristovão Colombo em 1492, viagem que foi financiada pela Espanha.
Mas para que essa viajem se realizasse houve alguns acontecimentos, sendo estes: " A queda do império romano, e as invasões dos germânicos, a troca do trabalho escravo para o trabalho servil", onde a principal atividade econômica era o feudalismo, a partir do século XIV o modelo feudal entrou em crise e foi substítuido pelo trabalho assalariado na Europa.
Então surgiu uma nova classe social, conhecida como Burguesia, e essa classe, começou a dominar todo tipo de trabalho fazendo grandes investimentos como: criar bancos, grandes navegações marítimas e comerciais, compras de terra, maquínas e etc.
E com isso surgiu um novo sistema econômico chamado capitalismo, então osomerciantes portugueses começaram a investir em viagens, assim os espanhóis, holandeses, franceses e ingleses também ingressaram nas viagens.
Em uma de suas viagens, os espanhóis querendo atingir as Indías, acabaram chegando a América em 1492, em 1494, Espanha e Portugal dvidem a Nova Terra entre eles através do Tratado de Tordesilhas, e em 1500 Pedro Alvares Cabral chega ao Brasil.
Com a ocupação dos europeus no continente americano começaram a ocorrer várias mudanças geopolíticas vejamos algumas delas:
* A ocupação das regiões não levou em consideração as dificuldades culturais entre os povos nativos;
* América do Norte: ocupada por ingleses, holandeses e franceses;
* América Central: espnhóis e franceses;
* Retirada de suas riquesas;
* Assasinato e genocídio dos povos nativos;
* Imposição do trabalho compulsório (obrigatório e escravo) sobre os nativos;
* Regiões tornam-se colônias durante vários séculos.
Por fim houve dois tipos de colonização a de povoamento e a de exploração, a de povoamento foi feita por ingleses (protestantes) expulsos de seu país, e a de exploração onde espanhóis e portugueses somente extrairam tudo de valioso que encontravam, esse foi o processo de ocupação feito pelos europeus no século XV.
Que essa redação possa ter enriquecido de alguma forma seu conhecimento.
Edu Camargo.