DESMATAMENTO

Enem 2008

AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO E APLICAR PESADAS MULTAS ÀQUELES QUE PROMOVEREM DESMATAMENTOS NÃO-AUTORIZADOS.

Ferreira

31/08/2008

Primeiro era uma civilização primitiva acostumada com os prazeres, vantagens e benefícios que uma vida cem por cento adaptadas aos recursos naturais pode oferecer. O envolvimento constante e ininterrupto com a manutenção e conservação do meio ambiente, proporcionava as civilizações indígenas excelente qualidade de vida, pois suas atividades dentro da floresta, obedeciam a um ciclo de desenvolvimento vital para homens, animais e vegetais. O índio era parte do quadro natural de um complexo de recursos que estavam presentes em tudo que se relaciona com os quatro elementos fundamentais a vida e essenciais para o equilíbrio do eco-sistema, que são: água, terra, fogo e ar.

Vitimada pelo pacote de fatores excessivamente desfavoráveis a sua sobrevivência e altamente prejudicial para a evolução da consciência humanitária, a civilização indígena foi incapaz de enfrentar o desafio de se opor a ganância pelo poder financeiro, religioso, político, tecnológico, cientifico e inter-cultural que estava entranhado na fúria de seus invasores.

O meio ambiente também é incapaz de proteger-se desta fúria, porém reage das formas mais preocupantes que se pode imaginar trazendo conseqüências catastróficas como: seca, inundação, terremotos, ciclones, tufões, geadas e toda sorte de desequilíbrio que se constitui em tragédias naturais.

O desmatamento é um dos fatores contidos no pacote de devastação. Como disse Vital Faria (musico paraibano) “pois mataram o índio que matou grileiro que matou posseiro disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro roubou seu lugar”.

Além de ações urgentes para a conscientização da população mundial sobre a importância da preservação da floresta e do meio ambiente, multar seria algo razoável para o inicio do processo de regressão do avanço destrutivo e descontrolado que pode despejar a raça humana do planeta terra.

Ferreira