A Psiquiatria e a Terapia

A Psiquiatria e a Terapia

Em minha opinião, trata-se de uma ciência contra a outra, mesmo, tendo em vista, os meios diferenciados de cada uma. A psiquiatria trata a doença, enquanto, que o terapeuta trata a saúde (o preventivo). Aquela cuida do científico, enquanto, que esta, do espírito. Duas ciências que brigam, entre si, e por mais que haja respeito entre elas, o terapeuta (grande parte) não é adepta da psiquiatria.

Eu vejo sentido nessa sustentação, pois, só quem viveu na “pele” para entender essa justificável divergência e visão sobre as duas ciências.

O psiquiatra se resume ao científico, onde faz um levantamento histórico do paciente, genético e ambiental, trazendo um diagnóstico da doença e prescrevendo uma lista de remédios. Assim foi com três membros familiares. Aí me perguntam: eles melhoraram? Eu respondo: não, muito pelo contrário, pioraram, pois, hoje, tomam o quádruplo das medicações (em média 9 remédios diariamente). A minha mãe por uma simples depressão, se sujeitou a essa classe, onde teve ao longo dos tempos o cérebro praticamente todo destruído, por tantas medicações. Isso sem falar nos eletro choques da época! Como dizia vovô, ô classe mercenária. Toda vez que minha mãe ia ao consultório do médico, ele, só ficava olhando no relógio, para não perder o próximo cliente. Ela ainda foi se apaixonar pelo baixinho... Eu me lembro disso, como se fosse hoje, e tinha lá meus 5 ou 6 anos...Depois de anos passados, meus familiares viram, que o plano de saúde dela, tinha chegado ao limite do número de consultas psiquiatras permitidas. Que absurdo!

Para mim, psiquiatria não passa de um nome muito lindo dado uma ciência. Não gosto da maioria deles, por tudo que vivenciei, desde a infância e vivencio, até hoje. Isso se corresponde à uma parcela de responsabilidade grande deles, independente de ser total.

No mais, as medicações devem ser vigiadas, para não serem armas suicidas, como de fato já foram várias vezes (um banquete). Então, o psiquiatra contribui para um suicídio, indiretamente? Ah, cada um pense o que quiser...

Como dizia Napoleão Bonaparte: numa batalha, cuide dos seus pontos fracos e fortaleça seus pontos fortes. O psiquiatra, na minha opinião, destrói os pontos fortes (a mente), e cuida dos pontos fracos destruídos.

Agora, como vai ser a terceira idade dessas pessoas? Posso responder com mais de 90% de certeza: acamamento, remédios e doença! Infelizmente já está caminhando para isso.

Triste! E não há Fé que reverta um quadro destruído desses. Simplesmente não há....Tirar esses remédios deles é assinar a carta de suicídio. O estado de dependência é intensamente crônico!

Com raras exceções, existem profissionais do ramo, respeitosos, porém, não posso dizer isso, pela maioria. Até porque, a maioria dos terapeutas, os desaprovam. Por que eu, depois de vivenciar tanta desgraça, irei de aprová-los?

Por isso levanto a bandeira e simpatia, pelos terapeutas. Hoje estou mais calma, mas havia épocas que pensava porque não acabam com todos os psiquiatras da face da Terra...Lógico, que isso, jamais faria, mas que cheguei abominá-los, isso sim.

O último que visitei, em são Paulo, por causa da minha irmã, era um tarado e mentiroso. Quase avancei nele...kkkkkkkkkkkkkkkkk

Salvo melhor juízo e exceções claras! Não estou aqui para denegrir a imagem de um profissional. Isso é fato, numa situação e opinião particular tão somente minha! Apesar de tudo, ainda aprecio Freud e outros mais...Mas, a vida tem dessas coisas, infelizmente!

Simone Bernardes
Enviado por Simone Bernardes em 21/09/2008
Reeditado em 25/01/2013
Código do texto: T1189218
Classificação de conteúdo: seguro