Mercado Global

Escrevi o texto a seguir para um trabalho escolar, mas gostei muito dele então resolvi dividir com vocês e pedir sua opinião. Lá vai:

Em busca de novos mercados para a expansão da indústria e do comércio, as nações passaram a procurar maior integração umas com as outras, criando o que conhecemos hoje como mercado internacional. Esse processo vem sendo amplamente discutido e expandido, principalmente nas ultimas décadas, e é conhecido como Globalização.

Apesar do seu grande crescimento nos últimos anos, esse não é um fenômeno tão recente como alguns presumem, haja vista que o mesmo teve origem a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, por volta de meados do século XVIII.

Esse destaque atual deve-se a revolução tecnológica dos meios de comunicação e transporte, que facilitaram a difusão das relações comerciais internacionais. Hoje, transações comerciais milionárias são realizadas em segundos à milhares de quilômetros de distância.

A globalização possibilitou que as pessoas tivessem acesso a mercadorias de qualquer lugar do mundo e que as empresas pudessem comercializar seus produtos em qualquer parte do globo, no caso empresas alimentícias são citadas. Isso elevou o mundo a um novo patamar econômico.

Toda via, também podemos identificar claramente uma das conseqüências da globalização: a uniformização dos hábitos. Embora sejam de paises diferentes com culturas e costumes diferenciados, as pessoas começam a seguir a mesma tendência, se vestindo da mesma maneira, comendo nas mesmas lanchonetes, deixando de lado as tradições locais, para seguir um modelo pré-estabelecido de consumo que favorece as grandes empresas.

A propensão é de que esse isso só aumente, botando em risco a diversidade cultural. Essa influencia exagerada dos paises ricos sobre os outros causa inclusive conflitos ideológicos no Oriente Médio, onde radicais tentam proteger a região da intervenção, especialmente norte americana.

O que é inaceitável é que culturas milenares sejam destruídas pela busca incessante pelo capital, tornando todos frutos do consumismo frenético que se sobrepõe aos valores realmente relevantes.

Willyane Sthefani
Enviado por Willyane Sthefani em 09/09/2008
Código do texto: T1169933
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.