Mercado Global
Escrevi o texto a seguir para um trabalho escolar, mas gostei muito dele então resolvi dividir com vocês e pedir sua opinião. Lá vai:
Em busca de novos mercados para a expansão da indústria e do comércio, as nações passaram a procurar maior integração umas com as outras, criando o que conhecemos hoje como mercado internacional. Esse processo vem sendo amplamente discutido e expandido, principalmente nas ultimas décadas, e é conhecido como Globalização.
Apesar do seu grande crescimento nos últimos anos, esse não é um fenômeno tão recente como alguns presumem, haja vista que o mesmo teve origem a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, por volta de meados do século XVIII.
Esse destaque atual deve-se a revolução tecnológica dos meios de comunicação e transporte, que facilitaram a difusão das relações comerciais internacionais. Hoje, transações comerciais milionárias são realizadas em segundos à milhares de quilômetros de distância.
A globalização possibilitou que as pessoas tivessem acesso a mercadorias de qualquer lugar do mundo e que as empresas pudessem comercializar seus produtos em qualquer parte do globo, no caso empresas alimentícias são citadas. Isso elevou o mundo a um novo patamar econômico.
Toda via, também podemos identificar claramente uma das conseqüências da globalização: a uniformização dos hábitos. Embora sejam de paises diferentes com culturas e costumes diferenciados, as pessoas começam a seguir a mesma tendência, se vestindo da mesma maneira, comendo nas mesmas lanchonetes, deixando de lado as tradições locais, para seguir um modelo pré-estabelecido de consumo que favorece as grandes empresas.
A propensão é de que esse isso só aumente, botando em risco a diversidade cultural. Essa influencia exagerada dos paises ricos sobre os outros causa inclusive conflitos ideológicos no Oriente Médio, onde radicais tentam proteger a região da intervenção, especialmente norte americana.
O que é inaceitável é que culturas milenares sejam destruídas pela busca incessante pelo capital, tornando todos frutos do consumismo frenético que se sobrepõe aos valores realmente relevantes.