SABER E MUDAR

Na vida os fracos cansam,

os verdadeiros guerreiros

jamais desistem. Por isso

são diferentes e inven

cíveis.

Preparar adolescentes dignos para enfrentar o dia-a-dia na fase adulta é tarefa árdua.

As últimas décadas trouxeram grandes mudanças ao planeta Terra. Principalmente à família.

Atualmente, já não se sabe o que é ser bom pai ou boa mãe, muito menos um bom filho.

Ser um bom filho era aquele obediente, aplicado, que sabia respeitar os mais velhos e amar a todos.

Entretanto valores como: fraternidade, solidariedade, cidadania, ética, moral deixaram de ser discutidos no lar e na escola. Faz a diferença.

Daí, hoje nos depararmos com uma montanha de mal entendido, problemas difíceis de resolver. Mas que tem solução.

Agora, as crianças, os jovens e adultos precisam saber que os valores nobres não estão fora de moda. Basta retomar. Não podemos elevar o planeta Terra a categoria de regeneração e ser feliz, sem esses valores.

As reformas na educação trouxeram muitas vantagens, porém esqueceram de deixar bem claro que a educação faz o cidadão e a instrução torna-o erudito.

É preciso repensar os parâmetros que norteiam o lar (célula mater da sociedade) e a Escola (educa e instrui). Pois o amor, a formação intelecto-moral reúne todos os valores esquecidos há décadas.

De encontro ao trabalho família-escola, surgem os programas da TV (humorísticos, jornalismo chulo, as músicas apelativas, os bombardeios com mensagens antiéticas, as revistas indecorosas) e a internet livre.

Tornar adultos dignos é prioridade da família, e em seguida da escola.

Tudo vai depender do exemplo dos pais, professores, familiares e a sociedade. Alertando ainda que o exemplo sirva mais que meia dúzia de palavras. Temos que ser íntegros e ao mesmo tempo modelo.

Diante do panorama que vivemos é pouco salutar dizer que não tem jeito. Com esse pensamento crescerão as crianças e os jovens. Em que irão acreditar? A falta de esperança pode levar à depressão, egoísmo, suicídio e até mesmo às drogas.

Os jovens precisam de pais, professores e amigos seguros, éticos, compreensivos, competentes e justos.

Se quiserem desviar verdadeiramente o ser não o apresente o Cristo. Deixe-o fazer o que quer e como quer.

Os maiores absurdos surgem de lares sem Deus.

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 23/08/2008
Código do texto: T1142657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.