Identidade: amigo

Do Latim, amizade deriva de duas palavras que juntas significam: amar alguém. Entretanto, ao longo da história das relações humanas, verifica-se que grande parte das pessoas age desconhecendo o valor de uma amizade verdadeira.

Neste contexto, tem-se um mundo marcado pelo individualismo, pela segregação, pela exclusão social e intelectual, enfim, vive-se o hoje e o que se pode ganhar com determinada amizade. Essa doutrina, ora estabelecida pelo capitalismo, ora estabelecida pela ausência de valores familiares, marcam algumas relações de amizade pelo egoísmo, interesse, inveja e falsidade.

Por outro lado, há aqueles que praticam o altruísmo, o respeito, a sinceridade, a paciência e a lealdade, sendo as adversidades um ponto marcante para distinguir uma falsa amizade de uma amizade verdadeira. Somente na escuridão mais densa, nos momentos mais difíceis, é que se reconhece aquele abraço inexplicável, aquela palavra libertadora, aquela presença indispensável, aquela força que só um ombro amigo pode oferecer.

Enfim, é preciso cautela para escolher os amigos, mas é imprescindível viver a liberdade do acaso, de onde brota oportunidades de se encontrar um amigo de verdade.

Rascunho de Poeta
Enviado por Rascunho de Poeta em 23/08/2008
Código do texto: T1142382
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.