A arte de envelhecer 1

A consciência sobre as coisas da vida vão entrando no interior da gente suavemente como o passar dos dias. Sequer percebemos, mas somos atingidos pelos dardos dos acontecimentos como se fossemos alvos perfeitos da eternidade, em busca da manifestação da Vontade do Criador, que deseja acertar a alma, que está além do corpo.

Eu me explico: Estes dias eu tenho visitado uma pessoa muito querida, que já tem alguns anos de vida a mais. Mas que está sem poder mais se agüentar no corpo dado às dificuldades físicas que enfrenta na labuta de se manter íntegro com os seus movimentos, equilíbrio e pensamentos diários, que segundo ela a estão levando à loucura.

Perguntou-me, a pessoa querida: Imagina você como eu me sinto presa neste corpo, com movimentos limitados e sem poder ajudar as pessoas no seu trabalho diário, me sentindo por isso mesmo inútil e imprestável? Eu lhe respondi: Imagino, mas você nada pode fazer a respeito disso, apenas aceitar e buscar alternativas para viver.

Quais alternativas, perguntou-me ela? Aprenda a respirar e direcione os seus pensamentos para assuntos prazerosos. No início vai ser difícil, mas com o tempo você vai aprender a explorar lugares e situações jamais vivenciadas por si e neste exercício vai diminuir muito a sua dor e quem sabe até auxiliar os outros de alguma forma.

Esta é uma situação complexa. O ser humano quando perde as suas funções sociais fica se sentindo como um barco a deriva e por isso mesmo sofre muito. Tudo muda ao seu redor, mas ele ainda tem muito para viver, seu tempo ainda está valendo. Nestes próximos dias eu vou me esforçar para continuar focando neste assunto, acho que a muitos vai ajudar.