REDAÇÃO:
aqui estar uma dica para quem vai fazer uma redação:
Redação é o ato de escrever qualquer texto, desde um bilhete ou carta até um longo relatório.
Vamos dividir o estudo de redação em três tipos ou modalidades: a narração, a descrição e a dissertação.
Quando vamos escrever, devemos nos concentrar em uma série de aspectos que definirão nossa maneira de escrever. Em primeiro lugar, é necessário ler e entender bem o tema sobre o qual vamos escrever; em seguida, é!Importante saber a quem se destina a nossa redação. Isso vai definir se ela será escrita de modo formal língua culta ou menos formal (língua coloquial).
Em terceiro lugar, é necessário definir qual é a intenção de quem escreve, isto é, qual é o objetivo que se quer atingir. Por último, o mais importante é saber planejar uma redação. Assim como ninguém viaja sem saber a onde quer chegar e qual o caminho que deve tomar, não devemos iniciar uma redação sem antes traçar um esquema ou roteiro dessa redação.
ROTEIRO:
A construção de um roteiro não toma muito tempo e é um auxílio grande para a escrita da redação.
Basicamente, são estes os passos a serem seguidos ao se elaborar uma redação.
Ler o tema com atenção e refletir sobre o assunto.Fazer um levantamento das idéias sugeridas pelo tema. Quando possível,discutir essas idéias com outras pessoas.
Selecionar e ordenar as idéias, montando um plano de redação. Desenvolver as idéias num rascunho, lembrando que se devem dedicar parágrafos diferentes para idéias diferentes.
Reler o rascunho, fazendo as modificações necessárias: adequação da forma ao conteúdo, a grafia das palavras e a pontuação.Escrever o texto definitivo,cuidando para que não haja rasuras e borrões.
A NARRAÇÃO:
A narração é um tipo de texto em que vamos contar um fato real ou imaginário.
Tipos de narração:uma piada,uma notícia de jornal,um conto,uma crônica,um romance,uma novela,uma lenda,uma fábula etc.
ELEMENTOS DE UMA NARRACÃO:
1.ENREDO ou TRAMA: O que acontece?
2.PERSONAGENS: Com quem acontece ?
3.TEMPO: Quando acontece a ação ou o fato?
4.AMBIENTE ou ESPAÇO:Onde acontece o fato ou a ação?