Saber envelhecer

Muitos acreditam que ao envelhecer, a vida acaba perdendo o sentido, já que não possuem a força e a beleza que a juventude proporciona. Entretanto, ignoram que alguns fatores como, experiência adquirida e a certeza de ter cumprido seu papel, fazem dessa fase a mais interessante e bela da vida de uma pessoa.

Desde a sua infância, o ser humano acumula aprendizados, e ao longo da vida, suas experiências empíricas servem como parâmetro para o que poderá vir depois. Então, quanto mais tempo presenciando e vivendo diversas situações, mais preparado se estar para enfrentar os problemas que a vida impõe, além de acumular conhecimento que fatalmente será repassado posteriormente aos mais jovens.

Também é verdade, que trajetórias são repletas de obstáculos, sejam oriundos das circunstâncias ou postos por outrem. Sendo assim, diariamente surgem novos desafios que necessitam ser superados, dando assim, a certeza de que dificuldades fazem parte da existência de um indivíduo. Transpô-las, além de encorajar os demais, aumenta sua auto-estima, pois seu papel como ser humano e membro de uma sociedade será cumprido.

Portanto, conscientizar-se que a velhice faz parte do ciclo natural da vida, torna-a mais interessante e produtiva. Além disso, o que seria das novas gerações sem o conhecimento e experiência desses cidadãos, que fizeram e ainda faz muito pela comunidade e o mundo em que vivem.

cael
Enviado por cael em 18/07/2008
Código do texto: T1086799