Etanol,o novo filho do brasil.

Tornou-se um paradoxo que ganhou manchetes. O etanol, essa droga liberada, tem vantagem de ser fonte renovável e menos poluidora do que os tão especulados derivados petrolíferos, além de considerá-lo significativo na redução à dependência das fontes não-renováveis.

Este vilão, disfarçado pela mídia e pelo desejo capitalista de ascensão, ainda possui entraves. Quando divulgam os acordos assinados, as melhorias a economia e os novos mercados esquecem de citar que a vinhaça, resíduo da cana provoca contaminação.

O Brasil foi a Europa a fim de prezar pela imagem de seu mais novo filho e, por fim as desconfianças de invasão da Amazônia para aumentar a demanda de soja e cana. Para que o etanol prospere em caráter sustentável, ainda são necessárias reformas no que diz respeito à mão- de- obra e políticas ambientais.

Vivemos a euforia do etanol e a promessa de que a parceria entre Brasil e EUA, alivie a pobreza na América Latina. Essa nova fonte tornou-se estrela, a Europa quer importá-lo e o Japão também almeja uma parceria.

Alegam aumento do mercado de trabalho, mas a desigualdade inicia quando sinalizam o direcionamento dos empregos a profissionais de melhor qualificação. Para o bóia-fria apenas restará o corte da cana, onde até a palha proveniente da mesma será queimada para promover facilidades.

A fronteira agrícola e a mecanização da cana se expandem enquanto o presidente parece fechar os olhos aos trabalhadores que menos lucrarão com esse novo advento. O que irá aumentar são as horas de trabalho, os óbitos e a segregação social.

Nosso novo astro divide opiniões e interesses, a cana quer mais espaço em Goiás e ter mais incentivos no Maranhão, veremos a outra parte de nossas terras se concentrarem para ser palco de mortes e de um plantio que não irá suprir a nossa fome. Veremos o reflexo, mas de um erro.

glaucia pinheiro
Enviado por glaucia pinheiro em 10/07/2008
Reeditado em 10/07/2008
Código do texto: T1073887
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.