VIDA E TEATRO

Que tem vida com teatro?

Todos temos direito de representar nossa comédia de acordo com o público e trocarmos de traje pelo modo que o espetáculo nos apresenta. Trazemos dentro do nosso ser, élos que nos ligam alegria, tristeza, calma, revolta, fé, descrença, bondade e maldade.

Existem atores e atrizes que se apresentam vestidos de sedas, veludos, pisam em tapêtes e se embriagam nas essencias perfumadas. Outros as vezes, com grandes dons artísticos, caem e encarnam papéis de assasinos e até verdadeiros marginais. Mas, não vamos nos espantar, alguns são assim. Usam falsidades, artimanhas, que prejudicam os seres mais indefesos, como quem corre a trocar de roupa para enfrentar outras cenas de uma peça.

Mas, ainda existe o ator pobre. No circo das favelas, onde o chão é campim, o teto ás vezes com um pano ou zinco em ruína, encontramos nas veste em desalinho, no cheiro esquisito dos animais soltos, o mesmo grau de apresentação teatral. Entraram para a vida pela mesma porta e saírão pelo mesmo lado. Enfrentarão a casa terrestre fria e escura que é o túmulo; mas, as vezes gozarão das luzes celestiais iluminando suas vestes que aqui não tiveram meios de melhorar. Mas, a comédia é sempre a mesma neste mundo. Os espectadores prontos a aplaudir ou vaiar sem piedade. Negam o carinho do sorriso amigo esmagam os seres indefesos que não conseguiram decorar seu papel.

Não há razão para não viver aproveitando o melhor da vida, que são as verdadeiras amizades. Não vamos nos preocupar com isto aqui.

Tanto faz no teatro humilde de segunda classe ou no maior e mais luxuoso, temos que nos preparar para quando nosso DIRETOR SUPREMO levantar a cortina da vida e nos depararmos com aqueles olhos cheios de ternura a perguntar:

_"QUAL O PAPEL QUE VOCÊ REPRESENTOU?"

Minha gente, que faremos da nossa mente que é o espelho onde se reflete perfeição e imperfeição, mostrando nossa face?

Olharemos para o nosso ser repleto de coisas ruins.

Se reflertimos clareza de espírito, muito bem!...

Se fantasiados daquele pobre palhaço, que faz o mundo gargalhar, enquanto muitas vezes seu coração esconde sentimentos tristes, menos mal.

Quantos de nós é um fantoche nas mãos do mundo, tendo atrás do palco artistas famosos, nos levando como bonecos sem vida, que distraem as crianças inocentes na ilusão do mundo fantasia.

Não podemos esquecer que ao levantar o pano da terra-palco teremos que nos refugiar no camarim escuro que é a morada do corpo e receber a compaixão de JESUS, com seu foco de luz resplandecente para nos guiar pelos caminhos maravilhosos da eternidade. Para isso são necessários a pureza que é tão difícil, a paz interior, o amor, a caridade do perdão, para apagar a inferioridade que nossa mente cria, porque DEUS nos fez perfeitos.

NO FIM DO ATO SEREMOS APLAUDIDOS ?

É só seguir os caminhos do mestre, escrito com tanto carinho para seus filhos, no Santo Evangelho, que teremos a sustentação para viver as delícias da VIDA ESPIRITUAL.

------------------------------------------------

Felizmente já temos no Brasil muita alma generosa como maestros, artistas religiosos, professores tirando o sofrimento dos morros colocando músicas eruditas nas mãos das crianças e cuidando das cadeias, das calçadas, da invigilância dos pais, trazendo nossas matas e saciando nossa fome de cuidados e amor.

Junia Rios
Enviado por Junia Rios em 16/06/2008
Reeditado em 23/09/2008
Código do texto: T1037207
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.